loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 30/08/2025 | Ano | Nº 6043
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Opinião

Ritmo diferente

Vamos consertar o mundo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Vivemos em tempos de contrastes e conflitos entre Nações. Em meio ao barulho das redes sociais, das notícias rápidas e das opiniões acaloradas, fica fácil pensar que consertar o mundo parece uma tarefa impossível, fora do nosso alcance. Mas talvez a chave esteja justamente ao contrário: no pequeno, no próximo, no cotidiano.

Vejamos um exemplo: O pai estava trabalhando no escritório, na própria residência, e o filhinho, de sete anos, toda hora entrava no referido ambiente de trabalho para falar ou pedir alguma coisa. Para ocupar o filho por mais tempo e assim poder dar continuidade ao seu trabalho, o pai apanhou o mapa-múndi e cortou-o em uma porção de pedaços. Entregou ao filho, dizendo: “Vá à sala ao lado, filhinho, e tente consertar o mundo, encaixando os pedaços para formar o mapa. Com essa tarefa, um pouco compilada para a tenra idade do filho, o pai pensou que o menino estaria entretido e não incomodaria por um bom tempo. Não se passaram vinte minutos e a criança chamou o pai, dizendo:

- Pai, o mapa já está consertado! E o pai, estupefato com a rapidez, olhou para o filho espantado;

- Meu Deus, como você fez tão rápido?

O menino com toda simplicidade de uma criança explicou:

- No começo, eu tentei consertar o mapa e não consegui, quando virei as peças, vi que no verso estava a figura de um homem. Então, consertei o homem e o mundo ficou perfeito.

É inútil querer consertar o mundo se cada ser humano não modificar seu comportamento para melhor. Afinal, o mundo somos nós. Consertar o mundo não é sobre fazer milagres ou esperar que poderosos ajam. É sobre olhar ao redor e perceber onde podemos fazer a diferença. É ouvir com atenção quem está do nosso lado. É estender a mão quando alguém cai. É cultivar empatia, gentileza, respeito.

Pode ser que nós não vejamos o mundo completamente consertado, principalmente nos dias atuais, onde vemos tantas coisas acontecendo e o homem parece colaborar para isso, com suas atitudes e comportamentos. Porém, cada atitude nossa pode ser uma pequena peça ajustada, um fio reconectado e que aos poucos com uma maior consciência de cada um sobre seus atos, vamos costurando um futuro melhor.

Meu caro leitor, jovem ou idoso, ponha um ritmo diferente em seus passos. Caminhe sorrindo, faça o mundo mais belo com seu otimismo, distribua abraços e sorrisos pela estrada da vida e amor aos que convivem com você. E assim, procure ser feliz, fazendo alguém feliz.

Relacionadas