História
Construtores de AL - CXV

Alexandre Dantas Cavalcante nasceu em Neópolis (SE), no dia 28.03.1923. Bacharelou-se em Direito - Maceió (l950), Administrador de Empresas - Recife (1975), Modernização Administrativa FGV - Rio de Janeiro, foi advogado do Banco do Brasil, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas, juiz do Tribunal Regional Eleitor el, professor de Direito da Escola de Comércio de Maceió.
Poeta consagrado no seu tempo, escreveu “Incógnita: Pesquisei deslumbrado o universo. A lua cristalina estava plena de luz. As estrelas cintilavam, indiferentes aos homens, no azul do firmamento. Quedei-me por instantes a contemplá-las. Meu cérebro aturdido indagava. Que mistérios insondáveis ocultas. No infinito, Oh páramo celeste?!....No movimento cósmico de teus astros, o homem sente a grandeza incógnita do tempo. Donde viemos? Para onde Vamos?!... “
Consultor Jurídico da Federação Alagoana de Desportos, Conselheiro da FAPE, Presidente da Liga Alagoana Contra a Tuberculose (Sanatório), primeira turma da ADESG (1970), diretor da Liga Nacional. Ainda, Presidente (Venerável) da Loja Maçônica Perfeita Amizade, Cidadão Honorário de Maceió (1970), Cidadão Alagoano da Assembleia Legislativa (1978), Medalhas de Mérito Maçônico, Comenda Mário Guimarães, Medalha Plácido de Castro. Foi Colaborador e Amigo da Ordem Grande Oriente
Companheiro Paul Harris do Rotary International. Homem público probo, jornalista, intelectual de escol, recipendiário do Mérito Maçom 33, Placa de Ouro e Prata de Venerável de Honra, membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Foi conselheiro da Fundação Casa de Penedo, dirigida pelo médico Francisco Sales. Publicou “Destinos: Pareceres Jurídicos”. Trajava sempre terno e gravata muito bem alinhados e acessível a todos.
Educado e especialmente cordial com as pessoas. Fez diversos cursos: Cooperativismo Rural, Administração por Objetivos, Liderança no Trabalho, Modernização Administrativa. Deixou, portanto, uma larga folha de serviços prestados na sua terra natal, bem como no Estado de Alagoas como um todo. Em vida, soube ser um cidadão de bem, companheiro, cidadão de respeito. Merece pois, ser inserido na série Construtores de Alagoas.
