loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Viagem

A força invisível do dragão

Ouvir
Compartilhar

Em uma de minhas viagens, chegando a Cardiff, no País de Gales, descobri que antes de reis e castelos existia ali um dragão, rubro como o pôr do sol, feito de coragem e mistério, seu coração ardia com a mansidão de quem encontrou afeto após longas guerras, e nele havia um segredo raro: sua essência tocava a do próprio homem, pois era guiado, com devoção silenciosa, por um tutor humano.

Por este motivo, conseguia mostrar que ninguém é tão imponente que não possa ser ungido pelo amor, ou feroz a ponto de não se enternecer, pois a grandeza verdadeira não está na força que se impõe, mas no afeto que se oferece, tal qual o brilho tranquilo que surge nos olhos de um avô, quando seus descendentes lhe sorriem.

Se por um lado, o dragão era pura força, com asas que rasgavam a noite, fogo que domava tempestades, garras que intimidavam o próprio destino, seu guardião, porém, simbolizava o ser racional comum, sensível às sombras da própria alma e organismo.

Então, sempre que aquele seu inspirador cedia à tristeza, dúvida ou até mesmo simples mal estar, o dragão cambaleava, fogo apagava, asas pesavam, couraça perdia brilho, ele até chorava, pois a fraqueza da pessoa refletia-se no monstro, como se fossem um só coração dividido em dois corpos.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Hoje, olhando para meus netos, entendo existirem amores, lealdades e pactos tão profundos que a força não se partilha igualmente, mas se doa. O dragão era invencível, mas sucumbia à fragilidade daquele que amava, o tutor, menino herdeiro do seu sangue, possuía limitações, mas se erguia gigante quando a fera alada precisava.

Nessa assimetria, tão matemática, mas humana e mítica, que a lenda encontra sua verdade entre um avô e seu neto: há vínculos em que a debilidade de um, pode ferir o outro, mas a grandeza do afeto, sempre faz alguém se tornar mais forte do que jamais imaginou ser.

E se, nas montanhas onde a névoa nunca dorme, vivesse um avô-dragão de escamas antigas, brilhando como brasas eternas? Não guardaria tesouros, apenas o desejo pela saúde de sua amada criatura de luz, portando no peito, mundo de memórias partilhadas, e ao abraçá-la, descobriria que a vida ainda oferece surpresas suaves, luminosas e imortais.

Relacionadas