Editorial
Valorização do magistério

Valorização do magistério
A aprovação, ontem, pelo Senado do projeto de lei que institui a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica representa um passo relevante para enfrentar um dos gargalos históricos da educação brasileira: a baixa atratividade e a alta evasão da carreira docente.
O Congresso reconhece, assim, que a qualidade do ensino passa, necessariamente, pela valorização do professor. O estímulo financeiro a estudantes de alto desempenho que optarem pelas licenciaturas, aliado ao apoio a recém-formados que atuarem em regiões com escassez de profissionais, cria incentivos concretos para atrair e reter talentos nas salas de aula.
Mais do que bolsas, a proposta estabelece um desenho sistêmico, com contrapartidas claras, como estágio supervisionado, atividades de extensão e permanência mínima na rede pública, além de planejamento da força de trabalho docente por meio da Prova Nacional de Docentes.
Ao articular União, estados e municípios, sob coordenação do MEC, o programa sinaliza que investir na carreira docente não é gasto, mas estratégia estruturante para elevar a qualidade da educação básica, reduzir desigualdades regionais e garantir um futuro mais consistente para o desenvolvimento do País.
