loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 06/02/2026 | Ano | Nº 6156
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Opinião

Folia

Oi, Pinto da Madrugada, novamente

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

É só chegar janeiro que, aonde eu chego, o povo só tem uma pergunta: “E o Pinto?”, “E o Pinto?”. Eu sorrio e respondo: “Vamos trabalhar, vocês só pensam em segurar o Pinto! Vamos trabalhar!”. As pessoas sorriem e voltam às suas atividades para, no dia seguinte, repetirem: “E o Pinto?”. Já são 26 anos de brincadeiras e folia na magnífica orla da Pajuçara e da Ponta Verde.

Por ter sido um dos quatro fundadores, junto com Eduardo e Braga Lyra e Marcial Lima (in memoriam), sei que, para botar o bloco na avenida, os trabalhos se iniciam meses antes. Isso porque seus diretores e fundadores entendem o que o bloco representa para tanta gente que escolhe o dia do desfile para reencontrar os amigos, abraçá-los, brincar e se divertir saudavelmente.

As dificuldades para armar o barracão onde se realizam os últimos preparativos para o Pinto e os carros alegóricos são grandes, e isso tem sido resolvido com a colaboração de amigos generosos: o Pinto precisa estar elegante e charmoso, como exigem os foliões. Este ano foi o amigo e folião Kennedy Calheiros quem cedeu temporariamente um excelente imóvel para servir de oficina e vestuário para o Pinto e os carros alegóricos.

Depois que o Pinto sai do barracão e chega à concentração, temos que esperar pelas orquestras. Muitas vêm de municípios longínquos, como Traipu, Penedo e Quebrangulo; daí ser impossível o bloco sair antes das 9 horas. Na concentração, no início da Pajuçara, já vão se aglomerando os foliões e, depois que o bloco sai, a multidão cresce nas orquestras e na Pintoca, que dispõe de sonorização para que o coral e sua pequena orquestra possam ser escutados pelos foliões, que fazem da orla um mar de alegria.

Os foliões sempre pedem músicas de Edécio Lopes e são atendidos. Este ano, a Academia Alagoana de Letras o homenageou, e seu frevo Cidade Sorriso foi cantado lá:

“Subi a ladeira do Farol

Fiquei no mirante a olhar

Os raios dourados do sol

No azul imenso do mar

Olhei a cidade sorriso

E vi Maceió tão feliz

Mostrando tanta riqueza

Ao povo desse país

Eu vi, eu vi, eu vi

Vi tanta coisa boa

Vi um mundão de lagoa

Um barco a deslizar

Eu vi, eu vi, eu vi

O Trapichão enfeitado

O CRB no gramado

Jogando com o CSA

Eu vi, eu vi, eu vi.”

Vamos aproveitar a brincadeira com os amigos e a família. Vamos segurar o Pinto!

Relacionadas