loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 29/07/2026 | Ano | Nº 6277
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

TENDÊNCIAS

Entre algoritmos e pessoas, o futuro do trabalho já começou

Ouvir
Compartilhar

A inteligência artificial deixou de ser promessa para se tornar parte concreta da economia. Integrada a processos produtivos e a decisões estratégicas, ela inaugura uma nova etapa do trabalho, marcada menos pela substituição de pessoas e mais pela transformação das atividades e das competências.

Os efeitos já são visíveis. Ao automatizar tarefas repetitivas, a IA amplia a produtividade e permite que os profissionais se concentrem em funções mais analíticas, criativas e estratégicas. Setores como finanças, energia e indústria avançam nesse movimento, com ganhos de eficiência e maior uso de dados na tomada de decisões.

Esse cenário, no entanto, traz um desafio central. A velocidade da transformação exige uma resposta igualmente ágil em qualificação. Mais do que novas carreiras, o que se observa é a redefinição de praticamente todas as profissões, demandando atualização contínua e novas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais.

É nesse ponto que o debate sobre o futuro do trabalho ganha relevância. Celebrado em 1º de maio, o Dia do Trabalho coincide, simbolicamente, com um momento em que a inteligência artificial também se consolida como protagonista das transformações econômicas. A convergência dessas agendas reforça a necessidade de colocar o trabalhador no centro dessa transição.

Shorts Youtube
Play
Fim da confusão? Avenida Pratagy ganha placas de proibido estacionar

Fim da confusão? Avenida Pratagy ganha placas de proibido estacionar

Play
Arapiraquense conquista ouro e entra para a elite do jiu-jítsu

Arapiraquense conquista ouro e entra para a elite do jiu-jítsu

Play
Cinema de graça! Penedo recebe mostra do Prêmio Grande Otelo

Cinema de graça! Penedo recebe mostra do Prêmio Grande Otelo

Play
Mutirão recolhe pneus e combate focos da dengue em Maceió

Mutirão recolhe pneus e combate focos da dengue em Maceió

Play
Juíza Ana Florinda é promovida a desembargadora do TJ de Alagoas

Juíza Ana Florinda é promovida a desembargadora do TJ de Alagoas

O risco não está na tecnologia, mas na falta de preparo para incorporá-la. Sem iniciativas coordenadas, a transformação pode ampliar desigualdades. Por outro lado, com investimento em educação, requalificação e inovação responsável, a IA pode impulsionar a inclusão produtiva e a competitividade.

O futuro do trabalho não será definido apenas pelos avanços tecnológicos, mas pelas escolhas feitas agora. Preparar pessoas para atuar em um ambiente cada vez mais orientado por dados e automação será decisivo para que o Brasil não apenas acompanhe, mas lidere esse novo ciclo.

Relacionadas