loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 12/05/2026 | Ano | Nº 6221
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Editorial

Ações integradas e permanentes

Ouvir
Compartilhar

O lançamento do programa Brasil Contra o Crime Organizado, nessa terça-feira (12), representa mais um esforço do governo federal para enfrentar um dos maiores desafios do País: o avanço das facções criminosas e sua capacidade de infiltração econômica, territorial e institucional. Ao direcionar recursos para inteligência, sistema prisional, investigação de homicídios e combate ao tráfico de armas, o governo reconhece que o enfrentamento ao crime exige ações integradas e permanentes.

Além do investimento bilionário anunciado, o combate ao crime organizado depende de coordenação efetiva entre União, estados e municípios, além de continuidade administrativa. O fortalecimento das facções ao longo das últimas décadas mostrou que a ausência do Estado, a fragilidade do sistema prisional e a baixa taxa de resolução de homicídios criaram terreno fértil para a expansão da criminalidade.

A proposta de atacar a estrutura financeira das organizações criminosas e ampliar o controle sobre presídios aponta para um caminho estratégico. Inteligência, tecnologia e integração entre forças de segurança tornam-se instrumentos indispensáveis.

Ainda assim, combater o crime organizado é uma tarefa complexa, de longo prazo, e que exige ação coordenada, persistência institucional e compromisso contínuo com a segurança pública.

Relacionadas