loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 16/07/2026 | Ano | Nº 6268
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Editorial

Comércio, política e soberania

Ouvir
Compartilhar

A imposição de uma tarifa de 25% pelos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras vai muito além de uma disputa comercial. Embora a medida tenha sido justificada por uma investigação sobre práticas consideradas desleais pelo governo americano, o contexto revela uma crescente politização da relação bilateral. Declarações de autoridades dos dois países e a proximidade das eleições brasileiras transformaram uma divergência econômica em um embate diplomático de grandes proporções.

Sob a política protecionista retomada por Donald Trump, Washington aponta críticas ao Pix, ao regime tarifário brasileiro, à proteção da propriedade intelectual, ao combate à corrupção, ao desmatamento e à regulação das plataformas digitais. Ao mesmo tempo, o governo brasileiro sustenta que cumpriu todas as etapas de negociação e atribui parte do impasse ao ambiente político.

As consequências econômicas são relevantes. Mesmo com a exclusão de mais de 2.100 produtos da sobretaxa, bilhões de dólares em exportações brasileiras poderão ser afetados.

Em disputas comerciais dessa dimensão, o prejuízo costuma ser compartilhado. A escalada de medidas unilaterais e a contaminação do comércio por disputas político-ideológicas apenas elevam custos, reduzem a previsibilidade e enfraquecem uma parceria estratégica que beneficia empresas, trabalhadores e consumidores dos dois lados.

Relacionadas