loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 04/08/2026 | Ano | Nº 6281
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Editorial

Desconfiança mútua

Ouvir
Compartilhar

A decisão do governo dos Estados Unidos de revogar o visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, representa um dos episódios mais graves das relações diplomáticas entre os dois países nas últimas décadas. Ainda que Washington justifique a medida como resposta à demora brasileira em conceder o agrément ao embaixador indicado pela administração Trump e à negativa de vistos a diplomatas norte-americanos, o gesto eleva o conflito a um patamar incomum nas relações entre duas nações historicamente parceiras.

Em diplomacia, divergências são administradas por meio do diálogo e dos canais institucionais previstos pelo direito internacional. Quando prevalecem atos de retaliação, o espaço para a negociação se estreita e cresce a desconfiança mútua. A revogação do visto da representante brasileira transmite um sinal de endurecimento que ultrapassa questões protocolares e afeta o ambiente político e econômico das relações bilaterais.

O momento exige prudência dos dois governos. A escalada de tensões não interessa ao Brasil nem aos Estados Unidos, cujas agendas comuns abrangem comércio, investimentos, segurança, ciência e cooperação internacional. Restabelecer canais de diálogo e preservar o respeito entre as instituições será essencial para evitar que uma crise circunstancial produza danos duradouros.

Relacionadas