Política
Sapucaia assume Detran em meio à crise
Política zero, moralidade dez. Com este slogan, o desembargador aposentado Antônio Sapucaia retorna hoje à vida pública ao assumir a direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL). Entre suas missões estão modernização e reestruturação do órgão, que vive sob o poder de deputados estaduais há anos. A decisão do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) agradou servidores grevistas, que podem interromper a greve que completa 34 dias hoje. Não vou apenas servir ao governo de Teotonio Vilela Filho, mas ao Estado de Alagoas como um todo. Fiz um apelo ao governador e ele me deu total liberdade de ação, com relação ao Detran e à formação da nova equipe. Os políticos terão a oportunidade de ir lá a qualquer hora e serão bem recebidos, agora não poderão interferir no órgão, pelo menos enquanto eu estiver lá. Espero contar com o apoio maciço, total e absoluto de todos os servidores para que se unam com um só objetivo, que é elevar o Detran. ### Símbolo no processo de moralização A escolha do desembargador Antônio Sapucaia da Silva para o comando do Detran tem uma forte simbologia por causa de suas últimas ações enquanto magistrado. Depois de decidir afastar nove dos deputados estaduais mais poderosos de Alagoas, indiciados pela Polícia Federal na Operação Taturana, Sapucaia se tornou o símbolo do que a sociedade tem chamado de processo de moralização das instituições do Estado. Há dois meses e dez dias, eu me desvestia da toga de magistrado e passava a usar o pijama. A partir de amanhã eu estarei dispensando temporariamente o pijama e passarei a usar a camisa do Detran. E espero em Deus que lá eu não encontre uma camisa-de-força, mas que pelo contrário eu encontre muita força para me ajudar a cumprir esta missão, disse o novo diretor do Detran. ### Servidores podem encerrar greve Depois de abrir mão de reajuste salarial de 37% e prometer que voltariam ao trabalho se o Detran fosse entregue ao secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, os servidores do órgão podem pôr fim à greve que completa hoje 34 dias. A decisão será tomada durante assembléia da categoria marcada paras as 8 horas de hoje, em frente ao Detran. A mudança foi muito positiva, mas precisamos saber se mudaram a 'cabeça' do Detran para não terem de mudar o resto. Precisamos ouvir o doutor Sapucaia, mas reconhecemos que o governo avançou. É muito cedo para ver isso como uma sinalização de mudanças. Mas queremos fazer com o Sapucaia um Detran diferente, disse Roberto Pereira Martins, do comando de greve dos servidores. /// Sapucaia durante coletiva no Palácio dos Palmares com Álvaro Machado: missão espinhosa. Foto: Agência Alagoas