Política
ECONOMISTA DISPUTA ESPAÇO NO PT PARA SER CANDIDATA À PREFEITURa
Luciana Caetano é filiada ao partido desde 2017, mas não integra nenhuma das tendências que formam a sigla
A corrida para a Prefeitura de Maceió agita os bastidores políticos da capital. Agora é o PT que confirma ter dois nomes para a disputa interna por meio de prévias do partido. A novidade é o nome da economista e professora-doutora da Ufal Luciana Caetano, que deve disputar o voto dos “companheiros” com o presidente do Diretório Estadual, o ex-vereador e advogado Ricardo Barbosa.
Barbosa integra a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), que tem maioria dentro do partido, por ser a mesma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em setembro do ano passado, ele demonstrou força quando obteve 70% dos votos na eleição direta do PT. Destacado militante, Barbosa tem mais de 30 anos de atuação na esquerda, tendo passado pelo PC do B, da fundação do PSTU e o PSol. Este último foi a legenda que o elegeu vereador graças ao desempenho eleitoral da ex-vereadora Heloísa Helena, em seu primeiro mandato.
A professora Luciana Caetano tem atuação acadêmica, filiou-se ao PT em 2017 e não integra nenhuma tendência petista. Ainda assim, conta com o apoio da Democracia Socialista, Articulação de Esquerda e O Trabalho.
Na última Bienal do Livro, lançou o livro “O elo entre desigualdade regional e desigualdade social”. Assim como Barbosa, participou ativamente da Campanha Lula Livre. Esta é a primeira vez que ela encara o desafio de partir para uma disputa eleitoral.
“Nossa candidatura é uma forma de forçar o debate interno do partido, principalmente ao que diz respeito à política de alianças e a disputa para 2020. Essa candidatura tem o apoio de três tendências, mas não prescindimos do apoio de nenhuma outra até mesmo da CMB, que é maioria no partido”, explicou Luciana. “Sou filiada desde maio de 2017. Nosso nome surge com proposta de agregar e mantermos mais de um nome para disputa. O diferencial é a construção coletiva e a construção do debate democrático. Queremos debater a cidade e construirmos um programa para Maceió”.
ALTERNATIVA
Os dois passaram a ser a alternativa encontrada pelo PT depois que o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, desistiu da “missão”. Ele já havia disputado o mesmo cargo nos pleitos de 2000 e 2006. Agora vai atuar mobilizando e apoiando candidaturas petistas pelo interior.
No próximo dia 21 de janeiro, o presidente do Diretório Municipal, Marcelo Nascimento, com a Comissão Executiva Municipal definirá quem vai compor o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE). A partir daí serão organizadas atividades para a formação de candidaturas, inscrições e debates como o Ciclo de Debates sobre Maceió que vai subsidiar o programa petista para administrar a capital. “Mesmo que as prévias transmitam para a sociedade a ideia de racha, o PT tem uma tradição democrática de debate e decisões discutidas e votadas pela maioria dos seus filiados e filiadas. A tentativa de se chegar a um candidato consensual para a disputa eleitoral maceioense passará por uma série de reuniões entre as tendências internas e as pré-candidaturas à prévia Municipal, afirmou Nascimento
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado