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GOVERNADOR PROMETEU OBRA EM 2017, MAS PROJETO EMPACOU

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Diante do sufoco e a pressão dos usuários, o governador Renan Filho prometeu reconstruir a ponte. A promessa saiu do papel em 2017. Mas só em 12 de setembro do ano seguinte, ou seja, um ano depois, o governo despachou o processo 5501-1692/18, do DER/AL, e publicou no Diário Oficial do Estado. “Com fundamento no Despacho PGE/PLIC/SEINFRA nº 18/2018 e no Despacho PGE/PLIC/CD nº 1591/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 1949/2018, às fls. 34/39, bem como no PGE/PLIC/SEINFRA nº 41/2018 e no Despacho PGE/PLIC/CD nº 2939/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 3401/2018, às fls. 90/92, todos da Procuradoria Geral do Estado, e uma vez efetivada a homologação da licitação realizada na modalidade Concorrência nº 01/2017 – T2 – CPL/ AL, autorizo a contratação da empresa L. PEREIRA & CIA LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 12.316.402/0001-89, cujo objeto é a execução das obras e serviços de construção da ponte sobre o Rio Mundaú, com extensão total de 144,35 metros, na Rodovia AL-404, no Município de Rio Largo/AL, de que trata o Processo Administrativo nº 5501-1692/2018. Remetam-se os autos ao DER para as providências cabíveis”. A presidência do Departamento de Estradas de Rodagem foi autorizado a celebrar o contrato, devendo, antes do ajuste, juntar os documentos, devidamente atualizados, de regularidade jurídica, fiscal e trabalhista da empresa a ser contratada que se encontrarem com seu prazo de vigência expirado.

DEMORA

A ponte que caiu em 2014 começou a ser construída efetivamente quatro anos depois. Em nove de fevereiro do ano passado, o governador Renan Filho, acompanhado do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), inspecionou as obras de implantação da AL-404, entre os municípios de Rio Largo e Satuba. Naquela ocasião, o governador Renan Filho disse que a obra funcionaria como uma espécie de anel viário entre a capital e a região da Chã do Pilar. “Será uma via alternativa para quem vem do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para Maceió ou para a região Sul do estado. Isso vai funcionar como uma alternativa à Avenida Fernandes Lima. Lá, nós já estamos construindo o viaduto da Polícia Rodoviária Federal, que vai ajudar muito o trânsito na região”, explicou na ocasião. A inspeção foi acompanhada também pelo secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; pelo diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Hélder Gazzaneo; do superintendente de obras do órgão estadual, Iran Menezes; e os prefeitos de Campestre, Nielson Mendes da Silva, o “Pino”; e de Rio Largo. Das quatro pontes afetadas, restavam apenas uma para ser concluída, a da Gameleira, sobre o Rio Mundaú, nas imediações da Usina Utinga Leão. A previsão era que a obra da rodovia deveria ficar pronta até o final do ano passado. A ponte da Gameleira ficou bastante avariada em decorrência das enchentes de 2010 e 2011. A estrutura ruiu em 2014. O acesso permanece interrompido.

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