ALAGOAS REGISTRA SEIS CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS
Primeiro paciente diagnosticado com o vírus foi confirmado domingo; oito casos já foram descartados
Por RAYSSA CAVALCANTE - REPÓRTER | Edição do dia 11/03/2020 - Matéria atualizada em 11/03/2020 às 10h46
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que Alagoas tem seis novos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). O balanço - divulgado na tarde ontem - ainda aponta que, ao todo, o estado já registrou 15 pacientes com definição de caso suspeito e 21 notificações. Ainda de acordo com a Sesau, os seis novos casos estão em investigação e um foi confirmado após exame em laboratório. Além disso, oito foram descartados com base na análise de dados e a não validação dos critérios de suspeição, sendo um com Metapneumovírus como agente viral, outro com Influenza A e seis com ‘não detectável’ para o vírus. No total de notificações, 20 pessoas revelaram que passaram por países com transmissão local do Covid-19 e um que teve contato domiciliar. Deles, 55% são do sexo feminino e 45% do sexo masculino, com faixas etárias acima dos 40 anos. Por meio de nota, a Sesau também informou que os contatos dos casos suspeitos estão sendo monitorados pela equipe do CIEVS da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. A Secretaria confirmou o primeiro caso do novo coronavírus em Alagoas no último domingo (8). O homem identificado com a doença voltou da Itália no dia 3 de março. Ele se encontra em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável e segue sendo monitorado pelos técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
CONDUTA
Após a confirmação, a Sesau explicou que não pretende fazer nenhuma mudança na conduta dos técnicos em relação ao Plano de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus e que continuará seguindo as determinações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O alagoano foi diagnosticado após o resultado de um exame realizado no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
RECOMENDAÇÕES
O órgão estadual de saúde pediu que alagoanos com sintomas do vírus só devem procurar unidades hospitalares caso tiveram algum contato com alguém doente ou que esteve em viagem aos 67 países com relatos de casos do Covid-19. Já o Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) disse que só receberá pacientes que confirmem o diagnóstico de coronavírus e que necessitem ficar em isolamento domiciliar. Além do Brasil, há casos confirmados na Alemanha; Austrália; Canadá; China; Coreia do Norte; Coreia do Sul; Croácia; Dinamarca; Emirados Árabes Unidos; Espanha; Estados Unidos; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Indonésia; Irã; Itália; Japão; Malásia; Noruega; Reino Unido; San Marino; Cingapura; Suíça; Tailândia; e Vietnã.
Um levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins mostrou que, até ontem, 4.087 pessoas morreram ao redor do mundo devido a doença. Apenas na China o número soma 3.140 vítimas fatais, representando 77% do total em todo o globo.