Política
SINMED CRITICA RETIRADA DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE
.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), Marcos Holanda, criticou o governador Renan Filho (MDB) por ter retirado o pagamento da insalubridade dos salários dos profissionais que atuam no Estado. Em entrevista à TV Mar, ele disse que o benefício foi suprimido após um acordo do Executivo com a Assembleia Legislativa Estadual (ALE).
A retirada do benefício acontece em meio à pandemia do coronavírus, quando os profissionais da saúde estão trabalhando incansavelmente na luta contra o vírus. O sindicalista informou que os médicos da rede pública de saúde estadual recebiam 20% a mais nos subsídios, percentual compensatório ao risco de manuseio e contato com materiais e pacientes com doenças infectocontagiosas.
“A insalubridade, que o Estado nos pagava antes, foi retirada pelo governador Renan Filho e os deputados estaduais, depois que um projeto foi aprovado. Com a retirada, foi nivelado um valor básico que representa um terço do índice que recebíamos”, destacou. Holanda citou que a situação ainda é pior para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde. Segundo ele, muitos municípios ignoram este benefício, mas continuam exigindo a força de trabalho sem a mínima estrutura. “Parece que o médico só passa a ser importante para estes gestores quando está numa situação de emergência como esta”, avalia Holanda.