app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Política

BARBOSA DEIXA SEDUC APÓS GESTÃO MARCADA ATÉ POR OPERAÇÃO DA PF

.

Por Da Redação | Edição do dia 04/06/2020 - Matéria atualizada em 04/06/2020 às 06h00

Em meio às investigações que ainda são realizadas por órgãos federais, após a deflagração da Operação Casmurros pela Polícia Federal (PF), em setembro de 2019, contra um esquema milionário na Secretaria de Educação do Governo Renan Filho (MDB), o secretário da pasta, Luciano Barbosa (MDB), pediu, na última segunda-feira (1°), a exoneração do cargo. Ele deve disputar a Prefeitura de Arapiraca. A saída foi oficializada nesta quarta-feira (3), pelo governador, por meio de um "post" no Instagram. Além da Casmurros, Luciano enfrentou as consequências de uma operação federal dentro de casa. A filha dele, Lívia Barbosa, chegou a ser presa suspeita de participar de um esquema milionário na Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau/AL). Apesar do pedido para deixar o cargo de secretário de Educação, Luciano Barbosa segue como vice-governador e vai contar com toda a estrutura do Poder Executivo para tocar sua pré-campanha em busca da cadeira da Prefeitura de Arapiraca. Barbosa já comandou a capital do Agreste em duas oportunidades. A relação entre Barbosa e Renan Filho não é das melhores desde que a polícia bateu à porta dos familiares do então secretário de Educação. Desde a ação dos órgãos federais, Barbosa e Renan Filho mantiveram um distanciamento incomum na relação entre um governador e o seu vice. O termômetro da relação fria pode ser exemplificada com o "anúncio" modesto sobre a saída de Barbosa, resumindo-se a um "stories".

OPERAÇÃO CASMURROS

Em 2019, a pasta comandada por Barbosa, desde 2015, foi alvo de uma operação da PF que investiga um esquema criminoso que estaria instalado no setor de Contratos do Governo Renan Filho. Conforme a investigação, o esquema descoberto na Seduc estaria na contratação do transporte escolar, com um rombo aos cofres públicos que pode ultrapassar os R$ 21 milhões. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF), por sua vez, mantêm sob sigilo os desdobramentos das investigações. A operação levou à cadeia servidores da Secretaria da Educação e, também, o diretor-presidente da Agência de Modernização da Gestão e Processos (Amgesp), Wagner Morais, amigo pessoal do governador e que o acompanha desde a época em que ele era prefeito da cidade de Murici. Servidores da pasta também foram afastados por decisão da Justiça Federal.

DAMA DA LÂMPADA

Em dezembro de 2019, familiares de Luciano Barbosa foram presos suspeitos de participar de um esquema milionário na Secretaria de Saúde de Alagoas. A polícia apontou o nome da filha dele em um esquema de fraude, corrupção e desvio de recursos na Sesau.

Mais matérias
desta edição