Política
GOVERNO PRORROGA DECRETO E FRUSTRA EMPRESÁRIOS
Comércio segue fechado até o dia 30 de junho, mas lojistas alegam que os estabelecimentos já estão prontos para reabrir de imediato
Mesmo com os comerciantes e empresários garantindo que podem reabrir os estabelecimentos seguindo todos os protocolos de saúde, o governador Renan Filho (MDB) adiou mais uma vez, nesta segunda-feira (22), a reabertura da economia em Alagoas ao prorrogar o atual decreto de isolamento social até as 23h59 do dia 30 de junho. Renan Filho prometeu a reabertura para o próximo decreto, que será editado a partir de 1º de julho. A decisão do Executivo frustra setores produtivos que não aguentam mais os prejuízos acumulados e vêm apelando pela reabertura dos negócios. O setor de comércio é o mais penalizado, acreditam os empresários.
Em live através das redes sociais, o governador explicou que os próximos oito dias, que compreendem o novo período de vigência do documento, são necessários para consolidar a queda da curva de contaminação do novo coronavírus (Covid-19), principalmente, em relação aos casos mais graves.
“Estamos mais próximos de sair da atual fase e avançar para uma nova fase. Sair da fase vermelha e ir para a laranja. Nós esperamos que nesses próximos oitos dias isso se consolide”, ressaltou.
No momento, ele ainda afirmou que o crescimento do vírus encontra-se mais controlado na capital e na Região Metropolitana, além de uma melhora geral no cenário do Estado e um aumento de casos na região Agreste.
Em relação a retomada do futebol alagoano, o novo decreto permite apenas a realização de treinos para clubes que participam de competições Estaduais e Nacionais a partir desta terça-feira (23), desde que os protocolos estabelecimentos pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) sejam seguidos.
O documento também esclarece as cinco fases de reabertura econômica para aplicar o chamado “distanciamento social controlado” em Alagoas, que deve começar a partir do dia 1º de julho. As etapas foram nomeadas pelas cores vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde, tendo como base três eixos estratégicos para acompanhar a evolução de cada período.
Mais detalhadamente, o primeiro eixo visa a situação dos leitos hospitalares e exclusivos para o tratamento do novo coronavírus. O segundo compreende a evolução epidemiológica (quantidade de óbitos confirmados e em investigação durante a semana) e a taxa de letalidade. O terceiro e último eixo trata da evolução da Covid-19.
Seguindo as medidas anteriores, Renan Filho informou que as fiscalizações de cumprimento ao decreto de isolamento social continuam e devem ser intensificadas nos próximos oito dias, que correspondem a quatro dias úteis e quatro não úteis.
“Trabalhar para que o Estado de Alagoas possa, no início de julho, dar início a reabertura”, disse o governador, que ainda pediu o uso de máscaras, a prática do distanciamento de dois metros e a higiene das mãos por parte da população.