app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5702
Política Isnaldo Bulhões estava afastado da Prefeitura de Santana do Ipanema para tratamento

ISNALDO BULHÕES MORRE DE COVID-19 AOS 78 ANOS

Prefeito de Santana do Ipanema estava internado desde maio, no Hospital do Coração, em Maceió, em virtude da doença

Por thiago gomes | Edição do dia 09/07/2020 - Matéria atualizada em 09/07/2020 às 08h25

O prefeito do município de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões Barros (MDB), de 78 anos, morreu, ontem, em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19. Bulhões era pai do deputado federal Isnaldo Bulhões Barros Júnior, o Isnaldinho (MDB), e irmão do ex-governador Geraldo Bulhões. O gestor estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital do Coração, em Maceió, desde que o quadro de saúde começou a se agravar, no fim de maio. O resultado do teste que comprovou o contágio foi divulgado no dia 22 daquele mês. A esposa dele, Renilde Bulhões, de 73 anos, suplente do senador Fernando Collor (PROS) e ex-prefeita de Santana do Ipanema, também foi infectada pelo novo coronavírus e precisou ser internada na mesma unidade de saúde. Diferentemente do marido, ela se recuperou da doença e recebeu alta médica, no dia 22 de junho, para continuar o tratamento de saúde em casa. Alguns dias depois do diagnóstico, Christiane Bulhões, filha de Isnaldo e vice-prefeita, assumiu a gestão interina do município e aguardava a plena recuperação do pai. No dia da posse, bem restrita, ela disse, em carta ao povo da cidade, que aquele era um dos momentos mais difíceis de sua vida pessoal e política, taxando o coronavírus como o maior inimigo da humanidade neste momento. “Assumo no momento mais difícil e mais preocupante que eu, meus irmãos e toda nossa família está passando, mas a obrigação que o cargo me impõe e o compromisso com nosso município me convocam a enfrentar. O coronavírus é nosso inimigo maior neste momento tortuoso que vive nosso país, juntos lutaremos incansavelmente para diminuir as perdas dessas famílias que vêm sendo vítimas deste vírus tão devastador”. Nas eleições de 2016, Isnaldo Bulhões venceu com 13.501 votos (57,09%). Ele também foi deputado estadual e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) por três mandatos. Era a segunda vez que Isnaldo administrava Santana do Ipanema. A esposa dele também comandou a cidade em duas oportunidades.

REPERCUSSÃO

A morte repercutiu bastante no meio político. O senador Fernando Collor (PROS) utilizou as redes sociais para homenagear o gestor, com quem tinha grande proximidade, e prestar solidariedade aos familiares enlutados. “Que Deus, na sua infinita bondade, acolha em seus braços meu querido amigo @isnaldobulhoes15. Exemplo de homem público, como deputado estadual, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado e prefeito de Santana do Ipanema, deixa um legado que jamais será esquecido. Transmito, através da senadora Renilde e dos filhos Isnaldo Bulhões Junior, Renilde e Christiane, meu sentimento de pesar à família e à grande legião de seus amigos”, escreveu Fernando Collor.

HOMENAGEM

O filho de Isnaldo Bulhões, Isnaldo Bulhões Júnior (MDB), também usou o Instagram para homenagear o pai. Postou uma foto e escreveu uma mensagem em que ressalta a dor causada pela perda. “Hoje, é com o coração devastado que comunico a vocês sobre o falecimento de meu pai, Isnaldo Bulhões Barros, meu espelho de homem e exemplo de pessoa pública. Mais uma vítima dessa terrível pandemia causada pelo novo coronavírus, e que mesmo debilitado, não cansava de perguntar sobre como estava sua terra e seu povo de Santana do Ipanema, lugar que transformou e que deixou o legado de uma vida”. A bancada federal alagoana lamentou a morte e, em nota conjunta, externou a solidariedade aos parentes. “Toda a bancada federal, sem exceção e consternada, é solidária ao momento de tristeza e dor profunda enfrentado por nosso colega Isnaldo Bulhões Júnior, seus familiares, amigos e pelo povo de Santana do Ipanema. O prefeito Isnaldo Bulhões, que lamentavelmente faleceu nesta quarta-feira, tem uma folha de serviços prestados a Alagoas digna dos grandes homens públicos deste estado. A bancada federal por completo está de luto e se solidariza fraternamente com nosso colega Isnaldo Bulhões Júnior, parlamentar destacado e que vem honrando o legado de seu pai e de sua família no Congresso Nacional e em defesa de nossa gente”, afirmou o deputado federal Marx Beltrão, coordenador da bancada.

Mais matérias
desta edição