loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 28/07/2026 | Ano | Nº 6276
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

MUNICÍPIOS SE PREPARAM PARA REABERTURA

.

Ouvir
Compartilhar

Os próximos dias serão de preparo e expectativa nas 21 cidades que entram na fase Laranja, com risco moderado para a Covid-19. É que depois de 150 dias elas também poderão retomar a atividade econômica a partir de segunda-feira (20) de parte do comércio (lojas até 400 metros quadrados), salões de beleza e barbearias, além do funcionamento de templos e igrejas.

Os cuidados para evitar novos contágios incluem sanitização dos ambientes, presença de álcool em gel ou 70% e exigência do uso de máscara em todos os ambientes de circulação pública. No caso das igrejas e templos da cidade de Paripueira, o prefeito Haroldo Nascimento (PSDB) já havia autorizado a reabertura na última quinta-feira (9). Quando a nova realidade autorizada pelas autoridades estaduais, o principal reforço vem da Secretaria Municipal de Saúde que intensificou a conscientização da população, de forma antecipada ao novo decreto. O trabalho havia se iniciado antes mesmo do surgimento do primeiro caso confirmado na cidade. "Com trabalho intenso conseguimos avançar de fase, mas isso não significa que a pandemia acabou. Precisamos manter os trabalhos e os cuidados de prevenção para continuar avançando", destacou Haroldo. O município também espalhou 30 totens com álcool em gel em pontos estratégicos e de grande circulação.

Protocolo

Em Marechal Deodoro o esforço é o mesmo, inclusive, com a adoção de um protocolo próprio que será analisado pela prefeitura nesta quinta-feira. Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Victor Alvim, o principal é manter o padrão adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Secretaria Estadual de Saúde.

Shorts Youtube
Play
Carreta da Saúde da Mulher oferece exames gratuitos em Maceió

Carreta da Saúde da Mulher oferece exames gratuitos em Maceió

Play
Vídeo mostra torcedor sendo espancado antes de jogo em Maceió

Vídeo mostra torcedor sendo espancado antes de jogo em Maceió

Play
Feminicídio em AL: mulher é assassinada e ex é o principal suspeito

Feminicídio em AL: mulher é assassinada e ex é o principal suspeito

Play
Hemoal faz apelo urgente após estoque de sangue chegar ao nível crítico

Hemoal faz apelo urgente após estoque de sangue chegar ao nível crítico

Play
Caso da bebida em feira de AL ganha novo capítulo; veja o que foi feito

Caso da bebida em feira de AL ganha novo capítulo; veja o que foi feito

Por conta da vocação turística da cidade, ele explicou que as pousadas da cidade foram orientadas e aprimoraram critérios para garantir segurança aos hóspedes do chamado "novo normal", a partir deste mês.

"Com relação as pousadas elas tem uma vantagem grande em relação aos hotéis, em virtude de terem capacidade reduzida e, consequentemente, com a redução exigida de 50% iremos conseguir atender o turista com certa exclusividade e ainda mais cuidado", garantiu Victor.

Ele revelou que o comércio varejista da cidade já estava em funcionamento, também seguindo os protocolos de segurança e que na segunda-feira isso será ampliado para outros segmentos comerciais. "A praia permanece fechada assim como os restaurantes. Pelo protocolo que está em análise nós elaboramos um procedimento para a orla em relação a ambulantes e distanciamento de mesas", completou o secretário.

Investimento

Na cidade de Satuba, o prefeito Paulo Acioly (MDB) disse que mesmo com a tendência de queda no número casos desde o mês passado a cidade não vai diminuir a preocupação com o aumento do contágio. Tanto que em todas as entradas da cidade existirão barreiras para medição da temperatura corporal no acesso a órgãos públicos.

"Hoje estamos com a quantidade controlada. O que está saindo mais agora são os exames de contra-prova já para atestar a cura. Estamos preparados no que se refere aos bares que terão que respeitar a quantidade e distanciamento, além do horário, seguindo a risca o que predominará no decreto. O comércio de Satuba teve um fechamento de apenas de 10%, porque a maioria é de gênero alimentícios", disse Paulo.

A cidade também investiu na colocação de pias com sabão e álcool em gel, que juntamente com ações tomadas pelos comerciantes ajudaram a diminuir a infecção na cidade de forma gradativa, até os números colocarem a cidade em condições de avanço de fase.

Correção

Acioly reivindicou apenas que o IBGE reconsidere os dados estatísticos em relação a cidade. Isto porque o levantamento oficial considera que a cidade de Satuba tem apenas 13.864 habitantes. Por outro lado o gestor lembra que existem, de fato, 11 mil moradias cadastradas e como a média de pessoas por casa, admitida pelo próprio órgão estatístico é de 3,5 somente, o quantitativo real da população é bem maior.

"No mínimo a partir dessa realidade temos mais de 30 mil habitantes. Se o cálculo de infectados levasse em conta essa realidade nós não estaríamos na 7°ou 8° colocação de contágio e infectados, mas sim na 30° colocação. Essa conta errada nos prejudica. Aqui nós temos a Satuba Velha e a Satuba Nova. E no caso do Covid-19 o maior número é na Satuba Nova que infelizmente os seus habitantes não são contabilizados, oficialmente, para o município quando se leva em conta outros índices. Eles não existem por um lado, mas por outro quando o problema é a doença acaba pesando" denunciou Paulo.

Ele lembra que é isso que prejudica, por exemplo, no repasse da alíquota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que hoje é de 1.0, com base no número reduzido, quando deveria ser de 1.6 o repasse dos valores. Na prática, tem recebido pelo mínimo, mas tem que prestar serviços para o máximo. "A transferência de recursos da saúde é feita com base no número desatualizado de 15 mil habitantes, quando volto a repetir, temos 30 mil", reafirmou Paulo.

Relacionadas