app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Política

SUCESSÃO GANHA CONTORNO TENSO NO MUNICÍPIO

.

Por luan oliveira | Edição do dia 11/08/2020 - Matéria atualizada em 11/08/2020 às 06h00

O imbróglio da sucessão do Executivo arapiraquense ganhou um novo capítulo na tarde de segunda-feira (10), quando uma carta de demissão com a assinatura de 12 dos 16 chefes de pastas da gestão Rogério Teófilo (PSDB), que faleceu nesta sexta-feira (07), foi protocolada na prefeitura. Apesar de ocupar o cargo de vice-prefeita, as desavenças entre os cabeça de chapa de Arapiraca era conhecida. Estavam politicamente rompidos desde julho, quando o quadro de saúde de Teófilo se agravou e ela começou a articular a vacância do cargo nos bastidores, alegando que a ausência do prefeito no cargo devido a problemas de saúde constituia infração político-administrativa. Os signatários da carta dizem que não concordam com os “os fatos lamentáveis ocorridos nos últimos dias”, uma possível referência à acusação de servidores que a vice-prefeita fechou um prédio administrativo da prefeitura e vetou a entrada deles. A vice-prefeita nega o ato, afirmando que sequer tomou posse e por isso não poderia fazer uma determinação dessa natureza “com poderes de prefeita”. “Na certeza de que o legado de Rogério Teófilo não morrerá com sua morte, mas continuará através de seus bons exemplos, desejamos que V. Exa. tenha o discernimento e a responsabilidade de gestora pública”, diz a carta dos secretários municipais. Ao fim, a carta toma arroubos shakespearianos quando os membros do gabinete citam a frase atribuída ao dramaturgo: “os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez”. Pediram demissão os Secretários Municipal de Gestão Pública, do Desenvolvimento Rural, de Infraestrutura, de Educação e Esporte, de Saúde (cuja assinatura não estava presente, apesar do espaço para tal), de Serviços Públicos. Além do secretariado, constava a assinatura do Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, dos Coordenadores Gerais de Comunicação, de Monitoramento e Resultados e de Licitações. A Prefeitura de Arapiraca confirmou que o documento foi protocolado, mas ressaltou que o cargo segue vago.

Confira íntegra da carta:

Senhora Vice-Prefeita do Município de Arapiraca,

Diante do lamentável e chocante fato ocorrido no último dia 07 do corrente mês, com o falecimento do Excelentíssimo Sr. Dr. ROGÉRIO AUTO TEÓFILO, até então prefeito, eleito legitimamente desse município, o qual trilhou sua gestão no caminho da honradez, da honestidade, do respeito às pessoas, da incapacidade de fazer o mal ao próximo, desprovido da usura e apego Do poder pelo poder e homem do mais alto elevado espírito público, é que não concordando (sic) com os fatos lamentáveis ocorridos nos últimos dias.

Dessa forma, vimos respeitosamente perante V. Exa., com bastante serenidade e equilíbrio. apresentar CARTA DE EXONERAÇÃO COLETIVA A PEDIDO, de forma livre, irrevogável e irretratável por entendermos que nossa missão na presente gestão, foi cumprida ao lado de nosso saudoso e honrado ex-prefeito.

Na certeza de que o legado do ROGERIO TEOFILO não morrerá com sua morte, mas continuará através de seus bons exemplos, desejamos que V. Exa tenha o discernimento e a responsabilidade de gestora pública, preocupada com os destinos dos arapiraquenses, acima de tudo, deixando os interesses pessoais em segundo plano, buscando evitar a profecia do grande escritor e poeta William Shakespeare, quando afirmou que os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.

Pelo exposto, os que subscrevem a presente, solicitar a EXONERAÇÃO A PEDIDO A PARTIR DA RESPECTIVA POSSE DE V. Exa. COMO PREFEITA DESTE MUNICÍPIO, dos respectivos cargos que ocupam até então, na administração municipal.

Pede Deferimento

Mais matérias
desta edição