loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Política

PREFEITA TOMA POSSE EM ARAPIRACA E ALE REAGE COM CRÍTICAS

Fabiana Pessoa adota discurso amistoso após confusão com fechamento de centro administrativo; deputados veem ‘ganância’

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Fabiana Pessoa discursa na Câmara de Vereadores de Arapiraca logo após tomar posse no cargo de prefeita
Fabiana Pessoa discursa na Câmara de Vereadores de Arapiraca logo após tomar posse no cargo de prefeita -

A nova prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa (Republicanos) tomou posse, nesta terça-feira (11), na sede da Câmara Municipal. A gestora chegou à Casa acompanhada do marido, o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos). Ao discursar, a nova prefeita falou sobre os desafios que tem pela frente, apesar do pouco tempo que terá de gestão, e disse que pretende dialogar com os servidores. Ela assume a gestão após a morte do prefeito Rogério Teófilo, ocorrida na última sexta-feira, em decorrência de problemas respiratórios. Teófilo também fazia tratamento de câncer no pâncreas. Em seu discurso de posse, a prefeitura se solidarizou com os familiares do prefeito e falou sobre a missão de assumir o cargo nos próximos quatro meses. “Primeiramente, neste momento doloroso, quero externar meus sentimentos e me solidarizar com a família do prefeito Rogério Teófilo e com todos os arapiraquenses. Recebo a missão de assumir o Executivo municipal, ciente dos desafios de se conduzir o destino dessa cidade que tanto amo. Reconheço que não será fácil, temos quatro meses, o tempo é curto, mas não tenho medo de desafios. Não mediremos esforços para melhorar a qualidade de vida de cada”, afirmou. A prefeita disse, ainda, que pretende conversar com servidores de cada secretaria para buscar construir uma boa gestão. “Acredito que as transformações sociais devem ser travadas na arena política. Me empenharei em reconhecer o direito de cada homem e cada mulher de viverem com dignidade. A partir de agora trabalharemos para enfrentar os problemas da cidade. Meu compromisso é lutar por todos os arapiraquenses. Sentaremos com cada secretaria para escutar, dialogar na busca para construir uma boa gestão. Tenho absoluta certeza que, na nossa gestão, os interesses dos arapiraquenses estão em 1º lugar”.

REPERCUSSÃO NA ALE

A sucessão na prefeitura de Arapiraca repercutiu na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), na manhã de ontem. A Casa aprovou requerimento para voto de pesar pelo falecimento de Teófilo, apresentado pelo deputado Tarcizo Freire (Progressistas), mas o que dominou os discursos foram as duras críticas ao grupo político que vai assumir a gestão. Tarcizo usou o momento de discussão do pedido que fez para lamentar a morte do colega agrestino. Além de destacar as virtudes de Teófilo, ele aproveitou para alfinetar Fabiana Pessoa, que passa a comandar o município. "Para que a ganância de assumir a cadeira, achando que ali é a Mega-Sena? Ainda existem pessoas desta personalidade, mesmo diante de uma pandemia, quando todos estamos sendo ensinados a ser mais humanos. Arapiraca não pode ser administrada como uma empresa, como este grupo está pensando", afirmou. Já Antonio Albuquerque (PTB) endureceu o discurso. Disse que ficou surpreso com a solidão política no sepultamento de Teófilo, fato que o impulsionou a expor sua opinião naquela ocasião. "Ao longo de um ano e três meses, quando foi detectado com câncer, Rogério Teófilo passou a conviver com duas doenças, uma sob o cuidado da medicina, e outra terrível, que é a doença da insensatez, ganância e covardia desmedida", ressaltou.

Ele classificou a atitude da vice-prefeita como um típico caso de avareza desmedida e de arrogância desproporcional. "O luto de Arapiraca é maior pelo que se vivencia na sucessão do que pela morte natural do prefeito. Quero acreditar que a dor é maior de vivenciar um ato de absoluta desumanidade".

Albuquerque citou a denúncia de ex-secretários de gestão, dando conta de que Fabiana Pessoa, o marido - deputado Severino Pessoa (Republicanos) - e um vigilante estiveram no Centro Administrativo e fecharam os portões com cadeados, impedindo a entrada dos funcionários.

"Ver no noticiário que, na calada da noite, este grupo fechou o Centro Administrativo é criminoso, além de ridículo. Isso é observar a pequenez moral, falta de respeito com a coisa pública e com Arapiraca. Ao longo deste um ano de tratamento, padeceu o professor Rogério de uma perseguição para que ele deixasse a prefeitura para este grupo político tomar conta. Vou ficar atento a cada detalhe da política para combater o exagero que ali for praticado", expôs o parlamentar.

E completa ao se referir a Severino Pessoa: "Deputado medíocre e inexpressivo, que se vale por ser filho de Arapiraca para se apossar do município. O desrespeito às famílias praticado por este casal não pode ficar coberto pelo manto da covardia. Não posso permitir que este absurdo continue sem nenhuma fiscalização mais rigorosa".

A morte de Rogério Teófilo também foi repercutida pela maioria dos parlamentares presentes à sessão, incluindo Ricardo Nezinho (MDB), que foi adversário do tucano, nas últimas eleições municipais, e, mesmo sob o manto do Palácio República dos Palmares, acabou sendo derrotado.

Relacionadas