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GOVERNO DO ESTADO OMITE INVESTIMENTO DE R$ 77 MI DA UNIÃO EM NOVO VIADUTO DA PRF

Placas só com logomarca do Estado sugerem que obra da PRF está sendo feita com recursos próprios

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Outdoor próximo ao viaduto da PRF não faz menção a recursos federais
Outdoor próximo ao viaduto da PRF não faz menção a recursos federais -

Com dois anos de atraso, o governo Renan Filho (MDB) promete entregar, até dezembro, o novo viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro, obra feita com recursos federais - orçada em R$ 77 milhões - e omitidos em outdoors de propaganda espalhados pela capital. Conforme flagrante feito pela Gazetaweb e Gazeta Digital, na imagem aparece em destaque a maquete virtual do projeto numa foto belíssima, seguida única e exclusivamente da logomarca oficial do governo do Estado, o seu valor e nenhuma menção à União. O dinheiro foi garantido ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas a liberação de recursos só ocorreu no governo de transição de Michel Temer (MDB) e a conclusão ocorrerá na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Mas, mesmo assim, não há nenhuma citação. Do modo que a arte foi elaborada, para quem não conhece a trajetória da verba parece que saiu dos cofres do Tesouro Estadual. Um detalhe interessante é que quem destravou o processo, conseguindo o repasse de mais de 70% do valor total, foi o então ministro Maurício Quintella quando era o titular do Ministério dos Transportes. De certa forma, a omissão do governo federal na divulgação omite também esse fato, já que hoje Quintella é um discreto secretário de Infraestrutura da gestão Renan Filho. Em recente vídeo nas redes sociais, o próprio Renan Filho, no dia 19 de julho, durante visita à obra, enfatiza que o governo está tocando o projeto, porém, sem citar de onde veio o dinheiro. Numa superprodução com imagens aéreas feitas com drone, ele apresenta detalhes e chega a dizer que ela vai aumentar a autoestima de quem passar pelo viaduto. É no momento em que apresenta a entrada dos túneis que começam em frente ao Atacadão e sai na BR-316. Empolgado com sua dimensão, ele destaca: “Isso vai desafogar o trânsito na região, agilizar as viagens, melhorar a vida das pessoas e elevar a autoestima do povo de Maceió e de Alagoas”, conclui Renan Filho com entusiasmo.

SETRAND

Diante da constatação, a reportagem buscou informações junto à Secretaria Estadual de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Ela é a responsável pela obra comandada pelo secretário e engenheiro civil Mozart Amaral. Num primeiro momento houve a tentativa de desqualificar a proposta da pauta, creditando sua existência ao período eleitoral. Depois, diante da insistência, a informação é de que para placas publicitárias não há nenhuma obrigação para informações técnicas, como quem são os respectivos financiadores. De acordo com o setor de comunicação, isso ocorre apenas nas placas da obra.

Justamente por se tratar de período eleitoral, a reportagem da Gazeta indagou sobre quantas placas publicitárias foram produzidas e afixadas, em detrimento das placas com informações técnicas. Isto porque quase sempre estas ficam apenas próximo ao canteiro, enquanto as demais costumam ficar em pontos estratégicos com mais visibilidade, induzindo a quem observa se tratar de obra com recursos próprios. Até mesmo do ponto de vista do design, as placas publicitárias atraem mais o olhar por serem coloridas, em formato fotográfico, o que ajuda a destacar o seu visual. Já as placas da obra, com informações técnicas, têm fundo branco, texto maior e letras com o tamanho da fonte menor. Nestas, de fato, constam a logo do Dnit e do governo federal.

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