Política
INSS VAI REVISAR 1,7 MILHÃO DE BENEFÍCIOS EM AL
Aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios devem ficar atentos caso sejam convocados para recadastramento


Aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios devem ficar atentos. É que após uma revisão administrativa, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vai revisar 1,7 milhão de benefícios em todo o país. De acordo com o órgão, em Alagoas, até o momento não foi revelado quantos benefícios serão revisados. Ninguém precisa se antecipar para fornecer dados até que seja convocado para o procedimento classificado como “cumprimento de exigência”. Se isso ocorrer, o prazo para atender a convocação será de 60 dias. “Essa notícia foi veiculada no site do INSS para apurar eventuais irregularidades neles, mas ainda não tivemos informações sobre o recorte para o Estado ou para a região, até porque pode até atrapalhar o processo de apuração”, explicou o coordenador de comunicação em Alagoas, Paulo Henrique. Considerado mais um “pente fino” pela grande mídia, a revisão se baseia no artigo 69 da lei 8.212/1991, atualizada pela lei 13.846/2019. É por conta dessa legislação que o INSS pode manter um programa permanente de revisão, sempre que os levantamentos internos indicarem alguma incompatibilidade de informações.
APLICATIVO
Quem for acionado pelo órgão deve fornecer as informações solicitadas por meio da Plataforma Meu INSS ou do App. De acordo com o INSS, quem não realizar esses dois procedimentos até o prazo indicado na convocação pode ter o benefício do mês seguinte bloqueado. Para que isso não ocorra, o órgão já informa que será necessário o usuário acessar em qualquer meio o serviço “Atualização de dados de benefício”. Será necessário que sejam anexados documentos do titular, procurador ou representante legal: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e carteira de trabalho. Caso não consigam via on line, o segurado ou procurador deve agendar a entrega pessoal dos documentos em qualquer agência do INSS. Para marcar a entrega será necessário ligar para o telefone 135 e escolher a opção “Entrega de documentos por convocação”. Para quem tiver que utilizar-se dessa modalidade, como as agências estão fechadas, deverá depositar em urnas colocadas nestes locais a cópia da documentação em um sistema classificado como drive-thru pelo INSS.