app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Política Representantes das forças de segurança pública se reuniram no TRE/AL

CORREIOS E SSP APRESENTAM LOGÍSTICA À JUSTIÇA ELEITORAL

ECT coloca à disposição do TRE manuseio de documentos e polícias garantem segurança do pleito

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 15/09/2020 - Matéria atualizada em 15/09/2020 às 06h00

/Correios devem ficar com a responsabilidade de transportar documentos
/Representantes das forças de segurança pública se reuniram no TRE/AL

Em greve a mais de um mês, mas garantindo os serviços essenciais, os Correios apresentaram soluções de logística para atender candidatos e partidos políticos no pleito deste ano. São estratégias que visam garantir comunicação efetiva e direta com os eleitores. A empresa estará com serviços de mala direta e Sedex para o envio de materiais para todo o país. Além disso, tem também o serviço de carta-resposta para se comunicar com os eleitores. A empresa lembra que conta com um cadastro efetivo com mais de 900 mil CEPs do Brasil. Deste modo, a empresa lembra que quem contar com estes serviços evitará desperdício de recursos para comunicações endereçadas para destinatários que não existam. O trabalho também será realizado para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), garantindo segurança para o envio de documentos com o serviço e-carta, que envolve a distribuição de documentos com total sigilo. Além disso, serviços de pagamentos a mesários por meio de Vale Postal Eletrônico conforme a necessidade do órgão.

SEGURANÇA

Na tarde de ontem, o presidente e o vice e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargadores Pedro Augusto Mendonça de Araújo e Otávio Leão Praxedes, se reuniram com integrantes da segurança pública para definir a logística que será empregada por cada órgão no período eleitoral. Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Os demais órgãos da segurança pública se reúnem com o TRE na tarde desta terça-feira, pois a reunião foi dividida em razão das regras de distanciamento social. Para o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, presidente do TRE de Alagoas, o encontro foi importante para que todas as instituições possam agir de maneira integrada neste momento inédito de se organizar uma eleição em uma pandemia global. “É preciso que todas as nossas ações sejam alinhadas e que a Justiça Eleitoral – este ano, em especial, os juízes eleitorais que comandarão o pleito – esteja sempre em contato direto com os órgãos da segurança pública, fazendo com que tudo seja mais célere e eficaz desde o planejamento até a execução”, destacou o presidente do TRE. Na oportunidade, os representantes das instituições receberam do Tribunal a lista com todos os membros que irão compor as Juntas Eleitorais encarregadas de apurar as eleições deste ano, o contato de todos os juízes eleitorais e a relação completa de todos os locais de votação.

REGISTROS

Já o órgão alertou, na tarde de ontem, para que os partidos que já realizaram suas convenções e os que realizam até a próxima quarta-feira (16) antecipem o envio virtual dos registros das candidaturas. Eles devem ocorrer até o dia 26 de setembro até às 19h. Além disso devem ser elaborados no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) acessível no site do TRE (www.tre-al.jus.br). O TRE lembra que os pedidos de registro ocorrem com a apresentação do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap), que confirma a realização da convenção e a escolha dos candidatos, bem como os requerimentos de registros de candidaturas. “Nossa preocupação é que muitos partidos deixem para enviar os pedidos de registro de candidaturas no final do prazo e fiquem na fila virtual. É possível que alguns não consigam transmitir pela internet e devem fazê-lo via agendamento com os cartórios eleitorais. Estamos pedindo a colaboração dos partidos para que transmitam o quanto antes para evitar a entrega presencial”, explicou a secretária judiciária do TRE de Alagoas, Cliciane Calheiros.

Mais matérias
desta edição