loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 08/07/2025 | Ano | Nº 6005
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Política

DEPUTADOS SE ENGAJAM NAS ELEIÇÕES E ESVAZIAM SESSÕES

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Nem mesmo a pandemia inibiu o engajamento dos deputados estaduais nas eleições municipais deste ano. Quatro deles tiveram as candidaturas oficializadas a prefeito e devem passar os próximos dois meses ausentes das atividades parlamentares para se dedicarem à marcha da conquista dos eleitores. Com isso, a tendência é que as sessões da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) se esvaziem, travando, inclusive, a análise de projetos.

Na rápida reunião desta quinta, a Casa de Tavares Bastos não apreciou matérias por falta de quórum. Com 11 deputados presentes, sendo 14 o número mínimo para deliberações, o presidente da Mesa Diretora, Marcelo Victor (SD), foi obrigado a encerrar o trabalho após 11 minutos de tê-lo iniciado.

E projetos importantes estão pendentes por lá, como aquele que obriga o uso de máscaras pela população de Alagoas, durante a pandemia do coronavírus. O texto enviado pelo Poder Executivo, sequer, está concluso para discussão em plenário e enfrenta resistência da bancada de oposição.

Na sessão desta quinta, foi lido o projeto que fixa as receitas e as despesas do Estado para 2021, a Lei Orçamentária Anual (LOA). Com os trabalhos esvaziados, há possibilidade de estas matérias emperrarem até a eleição. Além dos que oficialmente são candidatos, há os que estão empenhados em eleger os seus correligionários no interior, visando à base eleitoral para 2022.

DISPUTAS

Findado o período das convenções, exigência da Justiça Eleitoral para que os partidos definam as candidaturas, o Progressistas está apostando todas as fichas em nomes para sucessão municipal na capital e em alguns municípios do interior. Só no Parlamento, a sigla mobilizou os deputados Marcelo Beltrão, Tarcizo Freire e Davi Davino Filho. O PRTB lançou Jairzinho Lira. Não é obrigado o afastamento da atividade parlamentar para a disputa majoritária.

Beltrão se dispôs a encarar uma disputa interna em Coruripe. Vai brigar pela prefeitura com o próprio primo, Maykon Beltrão (MDB), no pleito de 2020. Os dois já foram lançados em encontros bem movimentados no município. Além deste embate familiar, o deputado larga sem o apoio do governador, que já anunciou, nas redes sociais, preferir Maykon para o cargo.

Tarcizo Freire tenta mais uma vez ser prefeito de Arapiraca, seu principal reduto eleitoral. O cenário por lá é de plena incerteza, com a indefinição da candidatura palaciana, o que pode acabar favorecendo o parlamentar. Ele vai enfrentar, dentre outros, a atual prefeita, Fabiana Pessoa (Republicanos), que assumiu a prefeitura após a morte do então gestor Rogério Teófilo (PSDB).

Já Davi Filho vai ter uma briga interessante na disputa pela prefeitura da capital. Só em Maceió, são 10 candidatos, alguns deles velhos conhecidos da política, com mandatos ou com suporte da máquina pública. Pela primeira vez na empreitada, o deputado conseguiu um feito de reunir mais cinco partidos aliados na chapa, confirmando o poder de articulação da direção do Progressistas.

Jairzinho Lira tenta ser o prefeito de Lagoa da Canoa pela terceira vez - administrou o município entre 2005 e 2008, e de 2009 a 2012. Exercendo o segundo mandato como deputado estadual, ele se coloca na disputa, já na defensiva, por expor supostas estratégias de grupos opositores para persegui-lo e agredi-lo politicamente.

Relacionadas