Implantado pelo então presidente Fernando Collor, o Sistema Único de Saúde (SUS) faz 30 anos neste sábado (19) com 85 bilhões de atendimentos e presente em 100% dos municípios brasileiros. O SUS foi criado pela Constituição de 1988 e implantado por Collor com as leis 8080, de setembro de 1990, e 8142 de dezembro do mesmo ano. Hoje, atende 100 milhões de pessoas. Nessa sexta-feira (18), Collor, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o ex-ministro da Saúde do governo Collor, Alceni Guerra, o ex-ministro da Saúde do governo Temer, Ricardo Barros, especialistas e parlamentares debateram a importância do SUS em uma live. De acordo com Collor, o SUS hoje é o maior programa de assistência médica do mundo democrático e esse exemplo foi dado pelo Brasil, consolidado quando ele era presidente da República, tendo ao seu lado Alceni Guerra como ministro titular da pasta. O parlamentar lembrou que, durante a pandemia da Covid-19, o SUS foi testado e conseguiu bons resultados, apesar do desafio. Contudo, o senador chamou atenção para a necessidade de investir mais no programa, ampliando a rede de atendimento e melhorando os serviços. “O SUS oferta um serviço de atenção primária e secundária em todo o Brasil, estando presente em 5.570 municípios. Este sábado, nos 30 anos da implantação por meio da lei 8080, é um dia de grande comemoração para todos nós. O SUS foi fundamental no combate à pandemia da Covid-19. Particularmente, sinto-me muito feliz de, como chefe da Nação, ter sancionado a lei que criou o programa. Ressalto, ainda, a inspiração dos constituintes e o trabalho do ministro Alceni Guerra por toda dedicação e empenho”, destacou Collor durante a live.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, frisou que o SUS foi fundamental para garantir um atendimento democrático durante o pico da pandemia da Covid-19. Ele parabenizou Collor e o ex-ministro Alceni Guerra por terem levantado a bandeira da universalização da Saúde em 1990 e, hoje, o SUS ser um modelo de saúde pública para o mundo. “A prova de força ao combate à Covid-19 mostrou um SUS eficiente, dinâmico e que atende às pessoas, com capacidade de ofertar a resposta necessária na ponta da linha. Na execução, o governo federal se organizou para ofertar esse tipo de serviço, dinamizando e investimento nas mais diversas frentes. O país deu uma resposta à altura ao tamanho da nossa Nação”, destacou o ministro.
O ex-ministro Alceni Guerra destacou que, desde a implantação do SUS até hoje, são mais de bilhões de atendimentos que foram realizados pelo SUS em todo o Brasil. Guerra lembrou, ainda, que a ação política do então presidente Collor foi fundamental para enfrentar críticos e, assim, tirar do papel a proposta de universalizar o atendimento da saúde a todos os brasileiros. “O SUS funciona adequadamente em todo o Brasil nos termos submetidos, apesar da penúria financeira que enfrentou em alguns momentos. É fundamental que se invista mais na melhoria do atendimento e na oferta dos serviços à população. O SUS tem diversos aspectos positivos e o mundo reconhece esse modelo de atendimento gratuito. Que o investimento realizado durante a pandemia tenha continuidade pelo governo federal”, expôs Alceni Guerra.