app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política Por causa do colapso do solo, milhares de eleitores tiveram que deixar as suas casas

COLAPSO DO SOLO EM TRÊS BAIRROS DISPERSA 120 MIL ELEITORES

TRE/AL faz esforço para tentar localizar essa fatia do eleitorado da capital e preparar novas seções de votação até novembro

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 23/09/2020 - Matéria atualizada em 23/09/2020 às 06h00

A dispersão de eleitores da 3° Zona Eleitoral que moravam nos bairros de Bebedouro, Mutange e Bom Parto pode afetar a participação dessa fatia da população no pleito desse ano. Muitos já deixaram suas antigas residências temendo ser engolidos por crateras subterrâneas resultantes de 40 anos da mineração da Braskem no subsolo da região. O fato de terem se mudado preocupa o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), já que os três bairros somam mais de 120 mil eleitores da capital.

Tanto que o órgão está fazendo uma busca ativa dessas pessoas e apelando para que comuniquem seus novos endereços a fim de exercerem o direito de votar e contribuir com o processo. Para isso, todos precisam comunicar, via e-mail [email protected], a fim de que também possam ser convocados como mesários. O levantamento feito pelo TRE/AL indica que estão aptos a votar na 3° Zona Eleitoral 120 mil pessoas, conforme apurado após o último recadastramento. O problema de comunicação com os voluntários do último pleito foi confirmado pelo juiz eleitoral da 3° Zona, Pedro Jorge Cansanção. “Estamos com dificuldades de contatar os mesários que constam de nosso cadastro em virtude da desocupação imediata desses bairros”, diz ele, acreditando que muitas pessoas têm interesse em participar do processo eleitoral. Paralelo a pendência que envolve o rastreamento dos interessados, a Justiça Eleitoral também enfrenta outra dificuldade que é a alocação de novos pontos de votação. Isto porque a Escola Integrada Alberto Torres, Colégio Bom Conselho, Colégio Rosalvo Ribeiro, Escola São Lucas Alagoano, localizadas em Bebedouro, e a Escola Cincinato Pinto e o Sinteal, no Bom Parto, não irão funcionar este ano. Diante dessa nova realidade, o desafio é acomodar o eleitorado, ao mesmo tempo que não sejam indicados locais muito distantes dos antigos pontos. Além disso, as novas áreas precisam ter condições de recepção, com distanciamento dos eleitores.

PRESENCIAL

E depois de cinco meses sem atendimento ao público, o TRE/AL anunciou na tarde de ontem que retoma o trabalho presencial a partir de amanhã, dia 24 de setembro. Com isso voltam a funcionar não só a sede do órgão, no bairro do Farol, com 30% do efetivo, e também nos cartórios eleitorais, com 50% do pessoal. Ainda assim, a atividade será completamente definida com regras de distanciamento e até mesmo revezamento dos postos de trabalho, para evitar qualquer tipo de aglomeração. O retorno foi devidamente articulado com todos os responsáveis por setores do TRE/AL, levando em conta as condições oferecidas pelo próprio prédio. “Retornaremos respeitando tudo que rege nosso Plano de Retomada e todas as diretrizes dos órgãos de saúde estadual e municipal. As escalas de trabalho serão elaboradas pelos gestores, contemplando o revezamento em turnos e jornadas, garantindo o respeito ao distanciamento mínimo entre os servidores”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Pedro Augusto de Mendonça Araújo. No caso dos servidores que trabalharão com atendimento ao público, também existirão normas rígidas para que possam resolver eventuais pendências com total segurança para ambas as partes. Todos os critérios de higienização e sanitização dos ambientes serão respeitados.

Mais matérias
desta edição