app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Política Urnas eletrônicas já foram preparadas com os dados dos candidatos a prefeito e vereador nos 102 municípios de AL

TRE/AL CONCLUI DISTRIBUIÇÃO DE URNAS ÀS ZONAS ELEITORAIS

São 6.480 equipamentos eletrônicos preparados pelo tribunal para o pleito de domingo

Por thiago gomes | Edição do dia 11/11/2020 - Matéria atualizada em 11/11/2020 às 04h00

/Urnas eletrônicas já foram preparadas com os dados dos candidatos a prefeito e vereador nos 102 municípios de AL

As urnas usadas nas eleições municipais do próximo domingo já foram distribuídas para as 42 Zonas Eleitorais em Alagoas. São 6.480 equipamentos eletrônicos preparados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o pleito deste ano. Deste total, 5.587 urnas serão usadas nas seções e 893 são de reserva, ou seja, poderão substituir os terminais com defeito. A distribuição foi concluída nessa segunda-feira, de acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação do TRE/AL. Até sábado, as urnas ficarão guardadas nos respectivos cartórios eleitorais e, de lá, serão transportadas pelos técnicos e servidores da logística da Justiça Eleitoral para os pontos onde a votação vai acontecer., espalhados pelos 102 municípios alagoanos. Assim como em eleições anteriores, o transporte das urnas eletrônicas é de responsabilidade do próprio TRE. Quando a votação acabar, a partir das 17h, funcionários dos Correios levarão as mídias com as informações gravadas ao longo do dia até os pontos de transmissão e apuração dos votos.

A preparação dos terminais foi concluída na semana passada pela equipe técnica. Foram gerados cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urnas e mídias de gravação de resultado. Nestes procedimentos, foram inseridas informações de todos os candidatos, conforme os registros deferidos em cada zona eleitoral.

A urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições e, segundo garante a Justiça Eleitoral, é resistente, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurança. A urna também tem dois terminais que a compõe: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar (em alguns modelos de urna, onde é verificada a sua identidade por meio da biometria), e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto. Após os ataques de hackers, no mês passado, aos computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e ao Ministério da Saúde, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ter intensificado todos os procedimentos de segurança nos sistemas internos e externos. O objetivo é garantir segurança para as eleições.

Mais matérias
desta edição