As urnas usadas nas eleições municipais do próximo domingo já foram distribuídas para as 42 Zonas Eleitorais em Alagoas. São 6.480 equipamentos eletrônicos preparados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o pleito deste ano. Deste total, 5.587 urnas serão usadas nas seções e 893 são de reserva, ou seja, poderão substituir os terminais com defeito. A distribuição foi concluída nessa segunda-feira, de acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação do TRE/AL. Até sábado, as urnas ficarão guardadas nos respectivos cartórios eleitorais e, de lá, serão transportadas pelos técnicos e servidores da logística da Justiça Eleitoral para os pontos onde a votação vai acontecer., espalhados pelos 102 municípios alagoanos. Assim como em eleições anteriores, o transporte das urnas eletrônicas é de responsabilidade do próprio TRE. Quando a votação acabar, a partir das 17h, funcionários dos Correios levarão as mídias com as informações gravadas ao longo do dia até os pontos de transmissão e apuração dos votos.
A preparação dos terminais foi concluída na semana passada pela equipe técnica. Foram gerados cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urnas e mídias de gravação de resultado. Nestes procedimentos, foram inseridas informações de todos os candidatos, conforme os registros deferidos em cada zona eleitoral.
A urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições e, segundo garante a Justiça Eleitoral, é resistente, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurança. A urna também tem dois terminais que a compõe: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar (em alguns modelos de urna, onde é verificada a sua identidade por meio da biometria), e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto. Após os ataques de hackers, no mês passado, aos computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e ao Ministério da Saúde, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ter intensificado todos os procedimentos de segurança nos sistemas internos e externos. O objetivo é garantir segurança para as eleições.