Política
INTERVENÇÃO DOS CALHEIROS EM ARAPIRACA GERA PROTESTO EM MACEIÓ
.
Segurando cartazes com críticas diretas ao senador Renan Calheiros - a quem acusam de fascista -, ao governador Renan Filho e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, filiados ao MDB em Arapiraca e diversos apoiadores fizeram um protesto, na manhã desta quarta-feira (11), em trecho da Avenida Silvio Viana, no bairro de Ponta Verde, em Maceió. Em apoio a Luciano Barbosa, eles cobram o direito de manter a candidatura pelo partido.
O grupo se concentrou em frente ao prédio onde mora o senador, que preside o Diretório Estadual da sigla. Os apoiadores vieram à capital em veículos particulares e ônibus fretados. O protesto culminou com o bloqueio da avenida por alguns minutos, sob os gritos de ‘queremos Luciano’.
Nessa terça-feira (9), Luciano denunciou, durante discurso em uma praça de Arapiraca, que, diante dos resultados de todas as pesquisas, a oposição tem utilizado de influência política nos tribunais para atingir sua candidatura e tem retardado a chegada das ações do candidato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois, segundo ele, ao chegar à última instância, seu nome estará assegurado nas urnas.
Candidato a vereador e filiado ao MDB há mais de 15 anos, Victor Ferro é uma das pessoas que veio a Maceió para protestar. Ele afirmou que a chapa composta por 25 concorrentes cumpriu todas as obrigações documentais e criticou a postura da Justiça Eleitoral por decidir pela retirada do nome e da foto de Luciano Barbosa da urna eletrônica.
“A decisão é totalmente ilegal. Querem mandar em Arapiraca, quando a decisão do povo é soberana. Quem deve escolher é a população, e não, os coronéis de Alagoas. Temos o direito de sermos votados e vamos brigar até o último instante até que este direito seja respeitado. Exigimos respeito à democracia e à Constituição. Luciano Barbosa é o único candidato sub judice do Brasil que não terá o nome na urna. Um verdadeiro absurdo”, disse o candidato.
Márcio Canaã é outro candidato que veio a Maceió protestar pela manutenção da chapa do MDB em Arapiraca. Segundo prevê, mais de 50% dos eleitores arapiraquenses querem votar em Luciano.
“Arapiraca não pode ficar refém desta situação por conta de um capricho do governador e do senador, que não querem Luciano nas urnas. Estamos no século 21 e democracia existe por causa disto: para a população opinar e decidir o que quer fazer da sua vida e escolher os seus representantes”, expôs Márcio.
Já a dona de casa Edileuza de Oliveira veio com a filha protestar.