Política
CLIMA DE TRANQUILIDADE MARCA O 1º TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Votação ocorre sem sobressaltos tanto na capital como nos municípios do interior do estado


As eleições de 2020 em Maceió não tiveram grandes surpresas e foram marcadas pela tranquilidade. Poucos eram os locais com filas na capital neste domingo (15), até mesmo o Cepa, o maior colégio eleitoral de Maceió, teve filas mínimas, apesar de grande movimentação de veículos no interior do complexo devido a um esquema diferenciado de trânsito. Crimes eleitorais também não foram constatados em grandes números pela polícia, com dois casos em Marechal Deodoro, no interior do estado, se destacando. Eles envolviam a compra de votos para um candidato a vereador da capital alagoana e um caso de boca de urna para um vereador do município. Os papéis de santinhos cobriam as ruas da capital nas proximidades dos colégios eleitorais. Além da poluição dos papéis, que pode entupir entradas de galerias, também pode ser um vetor da Covid-19, chegando a ser recomendado o uso de formas alternativas de campanha. O período da tarde também foi o horário escolhido por muitos candidatos para tentar angariar os votos dos eleitores ainda indecisos. Vários deles podiam ser vistos no Cepa, por exemplo, cumprimentando eleitores que passavam a pé e acenando para os que passavam de carro, transformando o local em palco de disputa por indecisos. Para muitos ambulantes, o primeiro turno das eleições foi sinônimo de faturamento. Mariluce Freitas Bonfim Amorim estava vendendo paçoca, brigadeiro, pipoca e água na porta do Colégio Moreira e Silva. Com a família precisando, a filha de treze anos deu a ideia de vender produtos nas eleições. Ela chegou ao local por volta das 11h e, às 16h30, já havia vendido toda a água e terminado de vender os brigadeiros que tinha feito. “Foi minha primeira vez e deu muito certo. Vamos procurar um outro local depois e continuar”, falou.
Dora da Silva vota na Escola Estadual Rodriguez de Melo, no Vergel do Lago, e disse que o colégio eleitoral estava mais movimentado que de costume. Apesar disso, não houve registro de tumulto ou aglomeração no local.
As medidas de higienização e distanciamento social, inclusive, foram respeitadas na maioria dos locais. Maria Tercila não ficou intimidada com a Covid-19 nas eleições. Segundo ela, com a adoção de todos os cuidados, não há com o que se preocupar. “Usando máscara, distanciando, e colocando álcool gel nas mãos, é tranquilo. O pessoal está mais consciente com todas as orientações que foram passadas”, afirmou.