loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 17/07/2025 | Ano | Nº 6012
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Política

Política

IBOPE MOSTRA QUE 45% DOS ELEITORES CREEM NA VITÓRIA DE JHC

Pesquisa também mostra que expectativa de vitória do lado de Alfredo Gaspar é de 42%; eleitores que devem ir votar é de 89%

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A eleição chega à sua reta final com uma vantagem percentual e progressiva do candidato João Henrique Caldas (PSB) sobre o candidato de Rui Palmeira e dos Calheiros, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). Desde que virou o 2° turno à frente do emedebista que JHC vem somando pontos que lhe dão uma expectativa de vitória de 45%, conforme a última pesquisa Ibope/TV Gazeta, divulgada na segunda-feira passada. Do lado de Alfredo Gaspar a expectativa é de 42%. O levantamento trouxe um outro dado importante: sua liderança entre os votos espontâneos é de 37% contra 32% para Alfredo Gaspar. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) com o nº AL - 08875/2020 e ouviu 503 eleitores entre os dias 21 e 23 de novembro.

O percentual é um indicativo importante porque neste quesito da consulta do Ibope não é apresentado ao eleitor nem o nome do candidato e nem a sua respectiva foto. Ou seja, a pergunta é feita de forma genérica, em quem o eleitor votaria para prefeito e o mesmo se posiciona livremente. Na prática, é possível inferir que a cada semana o eleitor tem se definido com muita clareza contra a candidatura do MDB. Ao mesmo tempo em que identifica a possibilidade de renovação e mudança de rumo apresentado pelo socialista. Chama a atenção, porém, o fato de neste item outros 13% afirmarem que votam nulo ou branco e outros 16% não terem preferido opinar. Isso indica que ambas as candidaturas podem buscar a conquista destes eleitores para consolidar seus números.

O Ibope também fez um levantamento juntos aos entrevistados sobre a expectativa de comparecimento dos eleitores às urnas. O número é expressivo, já que 89% dos entrevistados confirmaram presença para a definição do pleito. Os que menos comparecerão às urnas, segundo o Ibope, são homens com idade acima dos 55 anos e que possuem ensino superior. Na reta final da campanha municipal é fácil entender, a partir dos números do Ibope, divulgados na última segunda-feira, porque o candidato Alfredo Gaspar segue “pesado” e com dificuldades de agregar votos. O problema pode estar num de seus mentores, o prefeito Rui Palmeira (sem partido), que teve sua gestão desaprovada por 53% maceioenses, conforme apontou a consulta aos entrevistados. Os percentuais já eram desfavoráveis a Rui Palmeira desde os levantamentos realizados ainda no primeiro turno, mas na média os entrevistados sempre mantiveram uma posição duramente crítica quanto ao seu segundo mandato. Já em 9 de outubro eram 49% os que o rejeitavam. Duas semanas depois apenas 1% recuaram, mas o percentual em 23 de outubro continuava elevado, com 48% que seguiam desaprovando-o.

Bastou chegar o mês de novembro, período decisivo do pleito, que a reação negativa teve o seu maior pico, chegando a 56% de desaprovação em 11 de novembro, uma semana antes do primeiro turno. Nesse período, Gaspar - que até então havia utilizado pouco o padrinho em seu guia - mudou de estratégia e colocou Rui Palmeira para interagir em seu guia. Foi um desastre, pois não só ficou mais exposto como atrapalhou ainda mais o candidato governista. A tendência negativa se manteve e na segunda-feira, 23 de novembro, outros 53% continuaram desaprovando sua gestão. Coincidência ou não, o percentual surge no momento em que Rui está fora da campanha por ter adquirido Covid-19. Um detalhe importante é que, conforme explica o TRE/AL em seu protocolo sanitário, quem teve a doença nos últimos 14 dias não pode comparecer para votar. Ou seja, na prática, o “criador” poderá não votar na “criatura.

Alfredo Gaspar conta com o apoio de Rui Palmeira, cuja gestão é reprovada por 53%
Alfredo Gaspar conta com o apoio de Rui Palmeira, cuja gestão é reprovada por 53% | Foto: : Divulgação
JHC lidera entre os votos espontâneos com um saldo de 37%; Gaspar tem 32% no Ibope
JHC lidera entre os votos espontâneos com um saldo de 37%; Gaspar tem 32% no Ibope | Foto: : Divulgação

Relacionadas