Política
DRONES DA PF MONITORAM ZONAS ELEITORAIS
.
Sem revelar detalhes das operações e o quantitativo de agentes que trabalham no esquema de “Polícia Judiciária” à disposição do Tribunal Regional Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral, a Superintendência da Polícia Federal (PF/AL) revelou que equipamentos tecnológicos, como drones, são utilizados no combate aos crimes eleitorais como tentativas de boca de urna, compra de votos e outros ilícitos em áreas mapeadas da capital. Agentes de inteligência das Policiais Militar e Civil também monitoram a movimentação, intensa, de cabos eleitorais nos bairros.
O planejamento operacional da PF/AL mantém o efetivo empregado no primeiro turno das eleições. Às ações da Polícia Federal estão em curso e sob o comando do Tribunal Regional Eleitoral. Quanto ao número de policiais envolvidos, a assessoria de comunicação diz apenas que “o nosso efetivo será empregado plenamente na capital nesse segundo turno. A PF em Alagoas disponibiliza o mesmo efetivo que utilizou no turno anterior e com o uso de drones novamente”.
O esquema de proteção de urnas eletrônicas e segurança dos eleitores neste segundo turno terá reforço policial. Acreditam os magistrados do Tribunal Regional Eleitoral e confirma a Secretaria de Estado da Segurança Pública ao revelar o planejamento operacional integrado e detalhes da operação integrada que terá início neste sábado (28) e contará com 1.065 integrantes das forças policiais.
A Polícia Militar mobilizou 902 militares no reforço. O serviço de guarda de urnas será realizado das 7h do sábado (28) às 7h de domingo (29) por alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), bombeiros militares e integrantes do programa Ronda no Bairro. No momento da votação, a tropa destinada a reforçar o policiamento será distribuída nos bairros e ficará nas seções.
O Corpo de Bombeiros Militar empregará 100 militares que, além de guardar urnas, também atuarão em fiscalizações. A Perícia Oficial está de plantão ordinário com três equipes de crimes contra a pessoa, uma de crimes de trânsito e uma de crimes contra o patrimônio, além dos plantões ordinários nos Institutos Médicos Legais. A Polícia Civil atua em conjunto com a Polícia Federal para coibir crimes eleitorais e outras infrações no âmbito da Polícia Judiciária. Ao todo, 63 delegados, agentes e escrivães estão escalados para hoje e amanhã.
A Central de Flagrantes I, no bairro do Pinheiro, funciona em regime de plantão 24 horas para registrar as ocorrências do período eleitoral. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) permanece com escala de plantão de 24 horas.
As unidades especializadas da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) atuam na Orla de Maceió, e a Asfixia e o Tigre fazem reforço policial. O Grupamento Aéreo da SSP está à disposição das forças policiais durante a execução da Operação Eleições, revelou o secretário executivo de Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior. “As forças de segurança de Alagoas estão prontas para garantir a tranquilidade do pleito eleitoral na capital, com equipes de plantão e nas ruas da capital”, afirmou.
No primeiro turno, a SSP/AL contabilizou 52 crimes eleitorais em 32 municípios do interior no dia da eleição (15).