Política
SEMANA TEVE RITMO TENSO DE CAMPANHA
.
A disputa do 2° turno entre João Henrique Caldas (PSB) e Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) em busca do voto do maceioense acabou favorecendo o socialista. O discurso de mudança em contraponto ao emedebista candidato de Rui e dos Calheiros parece ter tido um efeito favorável. Isso somado ao ritmo da última semana de campanha, que teve ataques no guia de ambos os lados, sabatinas em emissoras e instituições, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e reforço na divulgação de propostas dos candidatos.
Tanto que a penúltima pesquisa Ibope confirmou que o seu nível de confiança era de 75% entre os que haviam indicado sua liderança JHC - 42% e Gaspar - 38% na pesquisa estimulada. Os números da consulta espontânea também lhe favoreceram JHC - 37% e Gaspar - 32%.
Esses percentuais se somam a um outro muito importante nesta reta final, o da expectativa de vitória que para 45% está para JHC, enquanto outros 42% é de Gaspar. Os números refletem ainda o fato de que na margem de erro ambos têm empate técnico, mas o fato do candidato apoiado pela “máquina estatal” e “municipal” não conseguir decolar com mais facilidade mostra que arrasta correntes tendo que assumir e criticar a gestão atual da qual tem apoio.
E aí é fácil entender porque isso se tornou um drama, já que a própria pesquisa Ibope também apontou que 53% dos entrevistados rejeitavam a gestão do prefeito Rui Palmeira. Incluem-se aí servidores públicos, moradores dos mais diversos bairros da cidade e em especial a juventude.
É no segmento jovem e de eleitores até 49 anos que JHC consegue se superar, principalmente, entre as mulheres.