app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Política Também foram empossados os desembargadores João Leite, no cargo de vice, Vanda Lustosa e Pedro Inácio

DESEMBARGADOR MARCELO VIEIRA TOMA POSSE NA PRESIDÊNCIA DO TRT/AL

Magistrado vai ficar à frente da Justiça do Trabalho no estado durante o biênio 2020/2022

Por Da Redação | Edição do dia 01/12/2020 - Matéria atualizada em 01/12/2020 às 04h00

O desembargador Marcelo Vieira tomou posse, na tarde desta segunda-feira (30.11), no cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) para o biênio 2020/2022. Também foram empossados os desembargadores João Leite de Arruda Alencar, no cargo de vice-presidente e corregedor, Vanda Lustosa e Pedro Inácio da Silva, nos cargos de ouvidora e diretor da Escola Judicial.  

Vieira, que é natural de Murici, foi primeiro alagoano a compor o Pleno TRT/AL, em 2014, e agora, a assumir a presidência do Órgão. Em razão da pandemia do coronavírus, o TRT/AL optou por realizar a posse de forma semipresencial e disponibilizou somente uma parte da sala de sessões do Tribunal Pleno para os convidados. Os demais participantes acompanharam o evento telepresencialmente pela plataforma Cisco Webex e pela trasmissão ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no Youtube. 

Em seu pronunciamento de posse, o desembargador Marcelo Vieira destacou o impacto socioeconômico gerado pela pandemia da covid-19 e observou que a Justiça do Trabalho, mais do que nunca, vem mostrando sua importância neste momento de crise. “Mais de 170 mil vidas de brasileiros foram levadas. Centenas de milhares de pessoas sofreram com a doença. Temos hoje mais de 14 milhões de desempregados, segundo as estatísticas oficiais mais recentes. É um cenário triste e preocupante”, pontuou.

O magistrado chamou atenção para a importância da luta em defesa da Justiça do Trabalho. Ele salientou que a instituição continua sendo alvo de ataques desarrazoados e mal-intencionados. “Continuaremos mostrando a sociedade nossas principais armas: seriedade, celeridade, comprometimento e respeito na prestação jurisdicional”, asseverou. 

O desembargador destacou o relevante apoio que o TRT/AL vem recebendo de instituições parceiras, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público do Trabalho. “Quero aqui agradecer o apoio recebido de meus pares neste Tribunal, que me confiaram, unanimemente, a missão de presidir a Corte nos próximos anos”, complementou. 

O ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), participou virtualmente da posse. Em seu pronunciamento, ele fez um balanço das realizações da gestão da desembargadora Anne Inojosa e falou que a nova gestão assume o Tribunal em um momento histórico e difícil, por conta da pandemia.  “Tenho certeza de que os gestores que tomam posse terão êxito em razão do caminho pavimentado pela administração que agora conclui sua missão”, afirmou.

Ao proferir seu discurso de despedida, a desembargadora Anne Inojosa também apresentou uma reflexão sobre a pandemia da covid-19. Em sua avaliação, o novo coronavírus está sendo um desafio para o mundo e mudanças drásticas foram impostas de uma hora para outra - e todos tiveram que se reinventar e se reestruturar, não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal. “A Justiça do Trabalho, de imediato, também foi obrigada a aderir ao trabalho virtual e, para isso, os Tribunais, em tempo recorde, deram respostas rápidas à sociedade e aos jurisdicionados, oferecendo aos magistrados, servidores, advogados e usuários, de maneira geral, condições técnicas para que os serviços à comunidade não fossem descontinuados”, afirmou.

Ela lembrou ainda que o PJE já era uma realidade, tendo-se juntado a ele as audiências e sessões virtuais e telepresenciais. “Nós da Justiça do Trabalho fizemos, e muito bem, toda essa adaptação aos novos tempos.  É por isso que digo e insisto: a Justiça do Trabalho não pode, jamais, ser vista como uma instituição sem importância, onerosa, e sofrer ataques injustos e tentativas de extinção”, considerou.

A cerimônia solene contou com as presenças de ministros, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, advogados, representantes de entidades sindicais e empresariais. Também estiveram presentes vários amigos e parentes dos empossados. 

Também integraram a mesa de honra presencial os desembargadores do TRT/AL Eliane Arôxa Ramos Barreto e Laerte Neves de Souza e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, Rafael Gazzaneo Júnior. O desembargador Antônio Adrualdo Alcoforado Catão participou virtualmente da sessão.

Mais matérias
desta edição