app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5859
Política Posse de JHC e Ronaldo Lessa terá acesso controlado na Câmara Municipal de Maceió

JHC VAI TOMAR POSSE NA CÂMARA EM CERIMÔNIA RESTRITA

Para evitar o risco de contaminação pelo coronavírus, solenidade no dia 1º será protocolar e híbrida, com transmissão pelo Youtube

Por thiago gomes | Edição do dia 29/12/2020 - Matéria atualizada em 29/12/2020 às 04h00

A posse do futuro prefeito de Maceió, JHC (PSB), do vice-prefeito, Ronaldo Lessa (PDT), e dos 25 vereadores eleitos da capital vai acontecer no dia 1º de janeiro de 2021, a partir das 14h, na Câmara Municipal. A cerimônia, sem festa e meramente protocolar, terá formato híbrido, com restrição de público em plenário e com transmissão simultânea para a TV Câmara e redes sociais do Legislativo. As autoridades políticas que, tradicionalmente, seriam convidadas só poderão acompanhar o evento de maneira remota, por meio do aplicativo Zoom. O acesso da imprensa está sendo organizado pela Diretoria de Comunicação da Câmara. Um ato da Mesa Diretora da Casa de Mário Guimarães será publicado até esta quarta-feira com todas as orientações. Devido à pandemia e a regra para se evitar aglomerações, a tradicional transmissão de cargos vai acontecer na Prefeitura de Maceió, no bairro de Jaraguá, após a posse. Em uma rápida solenidade, Rui Palmeira (sem partido) vai passar o bastão do comando do Executivo ao seu sucessor. Detalhes sobre como será este momento ainda estão sendo finalizados pela equipe de transição em acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Ainda não foi divulgado pelo grupo de JHC como vai ocorrer a posse dos novos secretários, que, por sinal, não foram oficializados. Ela deve acontecer no Gabinete da Prefeitura. Pelas redes sociais, o prefeito eleito só anunciou, até a manhã desta segunda-feira (28), o nome de Pedro Madeiro como futuro secretário de Saúde. Como adiantou que enxugará a máquina, há expectativa de que alguns órgãos sejam extintos ou aglutinados.

Havia uma expectativa do novo prefeito tomar posse em um grande evento no Benedito Bentes. A hipótese chegou a ser cogitada pela equipe de transição como uma maneira de JHC agradecer e prestigiar os moradores do bairro, mas foi descartada pela segunda onda da Covid-19.

Em Arapiraca, a cerimônia de posse do prefeito eleito Luciano Barbosa, da vice-prefeita, Rute Nezinho, e dos vereadores vai acontecer no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc, a partir das 15h. A comunicação do futuro gestor informou que, em observância aos protocolos sanitários, tudo será transmitido ao vivo, por meio das redes sociais. Assim como em Maceió, a posse em Arapiraca terá restrição de público. O acesso da imprensa somente será possível mediante credenciamento prévio. Após a posse, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhado de vice vai até o Centro Administrativo Antônio Rocha, para a transmissão de cargo e para dar posse ao seu secretariado. Ao final do evento, será realizada uma coletiva de imprensa, com acesso restrito aos credenciados, onde serão anunciadas as primeiras medidas administrativas à frente da Prefeitura de Arapiraca.

Mais matérias
desta edição