loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Política

DISPUTA POR CARGOS PODE PARAR NA JUSTIÇA

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Os vereadores eleitos de Maceió, que compõem o “grupo dos 14”, vão entrar com um mandado de segurança na Justiça para garantir que a posse dos parlamentares e a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ocorram de forma híbrida (presencial e on-line). Na manhã de quinta-feira (31), a assessoria dos vereadores Francisco Sales e Chico Filho informaram à Gazetaweb que a ação seria protocolada até o meio-dia. No momento, eles colhem as assinaturas da ação judicial coletiva. O grupo é composto por Galba Netto, Luciano Marinho, Gaby Ronalsa, Marcelo Palmeira, Siderlane Mendonça, João Catunda, Francisco Sales, Fábio Costa, Cal Moreira, Brivaldo Marques, Chico Filho, Dr. Valmir, Aldo Loureiro e Davi Davino.

Na quarta-feira (30), os vereadores emitiram uma nota criticando a decisão da Mesa Diretora de realizar a cerimônia de posse do prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), e dos parlamentares 100% virtual. Eles apontam que a repentina mudança soa como antidemocrática.

A Mesa Diretoria, por sua vez, divulgou que a decisão da mudança do formato da solenidade, que antes seria híbrida, atendia a uma recomendação da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, por causa do aumento no número de casos de Covid-19 em Alagoas. Mas, de acordo com o grupo, a recomendação da Promotoria não proíbe o evento presencial nem mesmo a cerimônia. “Pede apenas que não exista festa, nem aglomerações, e que os cuidados sanitários sejam mantidos”. Eles explicam que, ao todo, estarão presentes 27 pessoas e um corpo de funcionários, que, segundo uma nota, não deverá ultrapassar 50 pessoas no mesmo ambiente, com distanciamento já realizado atualmente nas sessões presenciais. As demais autoridades que, normalmente, compareceriam ao evento já teriam sido informadas que poderão assistir pelas redes sociais.

Relacionadas