Política
JHC COMEÇA A AUDITAR AS CONTAS DE TODAS AS SECRETARIAS DE MACEIÓ
Trabalho começa pela pasta dos transportes, que em dez dias promete propor a passagem de ônibus mais barata do País
Na manhã de sábado (9), acontece a primeira reunião de trabalho conjunto do secretariado do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB). A maioria dos secretários ficou encarregada de apresentar números preliminares dos “rombos” encontrados nas contas públicas das pastas. Apesar de ainda não ter os valores fechados, o prefeito, em sua primeira entrevista à imprensa após a posse, avaliou que “o rombo é muito mais de R$ 200 milhões. Esta é a conta que nós estimamos até o momento [sexta-feira passada, às 11 horas]”.
JHC justificou o desconhecimento do montante da herança da dívida pública ao lembrar que o trabalho de transição com a equipe do ex-prefeito Rui Palmeira (sem partido) ainda não foi concluído. “Tivemos um período de transição muito curto. Fizemos a transição trabalhando. O nosso secretariado deve apresentar [hoje] na reunião do secretariado a situação que cada um encontrou”. O diagnóstico de cada pasta está sendo feito em reuniões periódicas e neste sábado as informações a respeito do quadro financeiro do município serão unificadas.
“ANOMALIAS”
Antes de assumir a administração da prefeitura, JHC tinha detectado “supostas anomalias’’ em contratos de locação de imóveis para abrigar repartições municipais, de veículos e com elevado gastos com pessoal comissionado. Prometeu fazer ajustes fiscais e suspender alguns contratos para renegociações. Ontem, antes de participar da solenidade de inauguração da Casa da Mulher ao lado do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmés Ayran, o prefeito afirmou que “decretei a criação de uma comissão que vai analisar todos os contratos e em seguida faremos auditorias”. As auditorias prometidas já começaram pela área de transportes públicos municipal. “Faremos auditorias em todas as pastas”, assegurou. Pelo andamento dos primeiros trabalhos, JHC não tem dúvida: “com certeza faremos redução dos valores desses contratos. Teremos novas licitações e desta maneira conseguiremos poupar recursos e aumentar a eficiência da máquina funcional”. Os servidores também não escondem que estão desmotivados por conta de perdas salariais nos últimos oito anos. Porém, decidiram dar uma trégua ao novo gestor. Nos bastidores, existem rumores também de que JHC estaria enfrentando obstáculos com empresários e vereadores em relação ao projeto de redução no preço dos transportes coletivos de Maceió. Ele desmentiu. “As negociações estão caminhando bem. A nossa equipe espera que o nosso projeto consiga o seu objetivo”. Apesar de não falar em valores, o prefeito disse que “a nossa ideia é que a passagem do transporte coletivo de Maceió seja a menor em comparação às das capitais do Brasil”. Hoje, o preço do transporte coletivo urbano da cidade é único e de R$ 3,65, sem transporte opcional ou com mais conforto. Uma comissão especial analisa e revisa o valor da tarifa do sistema de transporte público coletivo. O decreto que traz a composição da comissão foi publicado no Diário Oficial da quarta-feira (6). “O objetivo é oferecer um serviço de qualidade com preço justo para a população maceioense”. Segundo o prefeito, a comissão também irá auditar os contratos de concessão dos transportes coletivos vigentes e será composta pelo superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa; pelo secretário municipal de Governo, Francisco Salles, e pelo procurador-geral do Município, João Lobo. Ele tem o prazo de dez dias para apresentar uma proposta de nova tarifa.