Política
PREFEITURA DE MACEIÓ BUSCA PROTAGONISMO NO COMBATE À COVID-19
Após a apatia da gestão do ex-prefeito Rui Palmeira na pandemia, JHC põe a fiscalização nas ruas


A primeira semana da gestão dos quatro anos do prefeito João Henrique Caldas (PSB) foi marcada por ações ligadas ao combate à Covid-19 que incluíram o planejamento, bem como a posição da prefeitura sobre a proibição de música ao vivo em bares e restaurantes. Diferentemente do governo do Estado, o diálogo com empresários do setor e artistas levou em consideração o comprometimento de ambos em tornar os ambientes em espaços seguros.
Ao contrário de parecer um embate, as medidas adotadas superaram a apatia dos últimos meses da gestão do ex-prefeito Rui Palmeira (sem partido), que vinha a reboque dos decretos estaduais. O momento é de buscar um novo protagonismo político que coloque Maceió também no centro das decisões. Durante todos os dias, a reportagem da Gazeta acompanhou de perto a articulação que colocou a máquina em movimento. Era importante compreender como seria a relação com o Estado, considerando que até o momento somente o governador Renan Filho (MDB) ocupava espaços midiáticos para definir medidas quanto à pandemia. “A gestão vai colocar em prática o diálogo que é essencial para buscar harmonia entre os poderes para chegar a soluções que beneficiem os maceioenses. Reforçando que a Prefeitura de Maceió não abrirá mão de ser protagonista nas decisões que impactem a vida do maceioense”, informou a prefeitura. Do ponto de vista político, a determinação do prefeito é simples e direta, já que mais importante que manter embates, o momento é de buscar soluções: “O prefeito JHC anunciou, logo após a eleição, que os palanques deveriam ser desarmados”, completou a Secom. A comunicação será direta com os eleitores, por meio da mídia tradicional, mas também com as redes sociais pessoais e institucionais do próprio prefeito. Os secretários também estarão em contato com o povo por meio de vídeos, banners e textos explicativos. Um exemplo dessa nova dinâmica foi dada pelo coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Combate à Covid-19, Cleydson Moura, que depois da reunião com músicos e a definição da data do retorno das apresentações, programou uma fiscalização em bares em parceria com o secretário de Segurança Comunitária, Thiago Prado. “Montamos uma operação integrada entre secretarias do município de Maceió e diversos órgãos da própria prefeitura com o fim de manter a segurança sanitária a ponto de não corrermos riscos de voltar ao que estávamos antes, com altos índices de infecção”, disse Prado. Nas redes sociais do prefeito JHC, alguns músicos, DJs e pessoal de apoio técnico se manifestaram agradecendo a postura adotada. Segundo revelaram, a necessidade, de fato, era por trabalho, já que o segmento estava sendo prejudicado.
CONSCIENTIZAÇÃO
Segundo Moura, a medida, muito mais de representar o protagonismo da prefeitura, leva em conta seu aspecto social e o envolvimento de todos atores do processo. A ideia é dividir responsabilidades a fim de que nem a economia, nem a cidade parem no seu momento de maior frequência de turistas - a alta estação. Por isso, o trabalho da semana também incluiu um planejamento para treinar os ambulantes que atuam no comércio informal na orla marítima. O contato direto deles com visitantes e moradores acaba por impor também a necessidade de que compreendam e coloquem em prática medidas de segurança. “Estamos abertos ao diálogo e queremos contar com o entendimento dos ambulantes que atuam na orla e no shopping popular. Todos precisam ter a consciência de que a pandemia é real e a Covid-19 está matando muitas pessoas. É sabido que a curva do número de casos e de mortes está subindo, mas a Prefeitura de Maceió tem pressa em trabalhar para evitar uma nova suspensão das atividades, o que seria drástico para a economia local”, explicou Moura. Na prática, todos os segmentos onde o município tiver relação, inclusive o transporte coletivo, deverá ser observado para ter intervenções que venham contribuir com a redução dos riscos de infecção. Até mesmo o segmento privado, como os cinemas, terão atenção especial e serão ouvidos para a construção de mecanismos que garantam proteção e retorno ao trabalho dos respectivos profissionais. A outra frente de trabalho já envolveu a construção do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. Entre as estratégias está a marcação de hora, via site, e em formato drive-thru.