app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Política Cores, tamanho das fontes, posição de fotografias, tudo foi planejado pela equipe de tecnologia da Gazetaweb

GAZETAWEB ESTREIA NOVO LAYOUT NA SEGUNDA-FEIRA

Há 25 anos no ar, portal é o site de notícias pioneiro em Alagoas e o quinto mais antigo do Brasil

Por Maylson Honorato | Edição do dia 16/01/2021 - Matéria atualizada em 16/01/2021 às 04h00

O portal Gazetaweb.com mudará nesta segunda-feira (18). A evolução da plataforma é o grande marco da celebração dos 25 anos do maior portal de notícias de Alagoas, completados em novembro do ano passado. Além do novo visual, o site ganha novos conteúdos e foi totalmente remodelado, tornando-se ainda mais responsivo, principalmente quando acessado por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Há 25 anos no ar, a Gazetaweb é o site de notícias pioneiro em Alagoas e o quinto mais antigo do Brasil. O portal é o ponto de convergência dos diversos veículos que integram a Organização Arnon de Mello (OAM). No portal, é possível acessar conteúdos originais, notícias factuais, mas também as reportagens especiais do jornal Gazeta de Alagoas, a programação da TV Mar e, ainda, das rádios Gazeta FM 98,3 e 94,1.

De acordo com o diretor de tecnologia da OAM, Kleiner Mota, as mudanças no portal fazem parte de um ciclo natural de evolução tecnológica e foram baseadas em duas premissas básicas: a melhoria na usabilidade e a criação de um visual mais limpo. Ele explica que o projeto vai muito além da remodelagem e não apenas o layout será novo, mas todo o portal, que foi desenvolvido do zero.

“Os requisitos desse projeto tiveram como objetivo aprimorar a experiência dos usuários ao acessar o conteúdo publicado no portal, especialmente os acessos originados dos dispositivos móveis (smartphones), que representam atualmente a maior fatia do total de acessos”, diz.

Cores, tamanho das fontes, posição de fotografias, tudo foi planejado pela equipe de tecnologia para que o acesso ao portal se torne uma experiência mais amigável e rápida para os fiéis leitores. Jonathas Maresia, editor da Gazetaweb, lembra que uma única coisa nunca deve mudar no portal: a seriedade com que os jornalistas e estagiários do veículo lidam com as notícias. Ele afirma que a liderança do portal em Alagoas se deve à confiança dos leitores e à cobertura em tempo real do que ocorre em Alagoas, no Brasil e no mundo.

“O novo layout da Gazetaweb possibilita aos internautas uma leitura ainda melhor do conteúdo, no formato desktop e mobile, explorando ao máximo todos os recursos que as ferramentas digitais permitem: fotos, vídeos, gráficos e a interação por meio das redes sociais. A criação do novo layout levou em consideração o que há de melhor e mais moderno no mundo”, diz.

“Mais uma vez, o portal Gazetaweb evolui, sai na frente e leva ao leitor um conteúdo de extrema qualidade, que é a marca da tradição de credibilidade dos veículos que compõem a Organização Arnon de Mello”, conclui o jornalista.

NOVOS BLOGS

Além de acompanhar a cobertura política, do dia a dia das cidades de Alagoas ou do entretenimento, os leitores da Gazetaweb poderão encontrar novos espaços no site, a exemplo do blog “Na Cozinha com Serginho Jucá”, que também estreia nesta segunda-feira.

Lá, o chef, que foi um dos finalistas do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, dividirá com os internautas aventuras gastronômicas pelo estado, comentando pratos e descobertas culinárias.

“Publicaremos em média duas vezes por semana. Uma publicação será com receitas e outra será focada em conhecer pratos de restaurantes. Quero compartilhar o que gosto dos melhores locais do estado”, conta Serginho Jucá.

Outra novidade é o blog “Vida Digit@l”, comandado pelo especialista Kleiner Mota. Ele abordará temas que fazem parte do cotidiano, mas com uma linguagem descomplicada. O espaço é ideal para quem quer se manter atualizado sobre tecnologia e conferir dicas, tutoriais e novidades.

O coordenador-geral da redação, Claudemir Araújo, que atua na OAM há 40 anos, explica que esses são apenas alguns dos novos blogs que estreiam no portal. Ele pontua que a evolução do Jornalismo on-line no Brasil passa pela história da Gazetaweb. Segundo ele, lá em 1995, grandes jornais brasileiros buscaram, no exemplo da Gazetaweb, o formato que até hoje predomina no jornalismo digital.

“A Gazetaweb se transforma para melhor servir aos seus internautas e a Alagoas, apresentando uma nova roupagem e novas atrações. Esta é mais uma etapa da sua evolução, seguindo a tradição de empreendedorismo e modernidade, marcas do trabalho do saudoso senador Arnon de Mello à frente da organização que leva o seu nome. Aqui temos a melhor equipe de jornalistas de Alagoas e com as notícias factuais e reportagens especiais, sempre bem apuradas, com o carimbo da verdade”, diz o experiente jornalista.

Para o diretor comercial Fernando James, que já coordenou o conteúdo do portal, as novidades também representam oportunidades para parceiros do jornalismo profissional. Ele evidencia a crescente presença do veículo nas redes sociais e que o novo formato traz novas maneiras de produzir conteúdo dentro do portal.

“O novo portal deixa a Gazetaweb ainda mais moderna, teremos uma maior participação dos parceiros comerciais, com novos formatos de comercialização de conteúdos. Mais uma vez, saímos na frente, nos mantemos na vanguarda, no que há de mais moderno no Brasil e no mundo. Estão de parabéns todos que agora constroem esse novo formato e que trabalham para que a Gazetaweb seja sempre líder, principalmente em qualidade. Fica o muito obrigado aos parceiros e aos leitores que tanto confiam na Gazetaweb”, diz Fernando James.

O diretor-executivo da OAM, Luís Amorim, destaca a importância do portal Gazetaweb dentro da Organização Arnon de Mello e para Alagoas.

"A Gazetaweb evolui em sintonia com o crescimento do jornalismo online e as exigências dos seus internautas e do mercado. Estamos dotando o maior portal de Alagoas de um novo visual, mais moderno, e oferecendo novas atrações, como blogs importantes para todos aqueles que seguem o nosso trabalho", diz o executivo.

“Por isso, neste momento, só temos que agradecer aos internautas que acessam  diariamente o nosso conteúdo de qualidade, produzido por uma equipe de colaboradores de alto nível, que se esmera em fazer sempre o melhor, nos impelindo a continuar sendo, sempre, o melhor portal de notícias de Alagoas”, finaliza Amorim.

Mais matérias
desta edição