app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Política

PONTE NA BR-101 BENEFICIA SETE CIDADES DE ALAGOAS

.

Por CLARIZA SANTOS e JOBISON BARROS | Edição do dia 29/01/2021 - Matéria atualizada em 29/01/2021 às 11h31

/Propria-SE, 28 de janeiro de 2021
Bolsonaro e o senador Collor estiveram no município de Propriá, no estado de Sergipe, para inaugurar a ponte que o liga a Porto Real do Colégio e Alagoas. Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
/Propria-SE, 28 de janeiro de 2021
Bolsonaro e o senador Collor estiveram no município de Propriá, no estado de Sergipe, para inaugurar a ponte que o liga a Porto Real do Colégio e Alagoas. Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

Foto: Ailton Cruz
 

O presidente Jair Bolsonaro e o senador Collor estiveram, nesta quinta-feira (28), no município de Propriá, no estado de Sergipe, para inaugurar a ponte que o liga a Porto Real do Colégio, em Alagoas, cujas obras foram iniciadas em 2019. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a ponte vai beneficiar sete municípios alagoanos: Porto Real do Colégio, Feira Grande, São Sebastião, Igreja Nova, São Brás, Olho d´Água Grande e Campo Grande.

A nova ponte tem 860 metros de extensão e 24 metros de largura, sendo uma importante obra para a infraestrutura, otimizando o trânsito e o turismo da região. Com investimentos de R$ 21 milhões, as obras do encabeçamento foram retomadas no primeiro semestre de 2019 e finalmente integram a ponte ao mais importante corredor do Nordeste, ligando seis estados da região.

Com as obras executadas será possível transferir o movimento de carros da estrutura antiga – que também recebeu serviços de revitalização e funcionará como via marginal – para a nova ponte, de pista dupla. Ela é o único meio de transposição rodoviária pelo rio para motoristas que transitam pela BR-101. O presidente Bolsonaro chegou a Propriá por volta de 10h35, fez uma vistoria na ponte, cumprimentou eleitores, bem como os trabalhadores responsáveis pela construção da obra viária. Ele esteve acompanhado de ministros, do senador Collor e de demais autoridades.

Na ocasião, Fernando Collor agradeceu e destacou a importância da solenidade e frisou o trabalho de Bolsonaro à frente do Executivo Federal. Em sua fala, o ministro do Turismo, Gilson Machado, enalteceu a obra, chamando a atenção para a elevação da autoestima das comunidades locais.

“Eu quero saudar o presidente e todos os ministros, congressistas, em nome do senador Collor. É o governo que está recuperando a autoestima do povo brasileiro. Bolsonaro tem vontade de trabalhar, é de caráter, de credibilidade e, cada dia mais, condensa o amor do povo brasileiro. Não tem liturgia, ele é um homem do povo que não perdeu sua essência”, afirmou.

O governador de Sergipe, Berivaldo Chagas, citou que as palavras são de agradecimento pela relação institucional estreita. “Minhas primeiras palavras são de agradecimento por essa relação estreita entre Sergipe e o governo federal. É o grande sinal do governo de Vossa Excelência com Sergipe”.

Também presente à solenidade, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, enfatizou a relevância da obra viária, afirmando que o presidente tem dado uma especial atenção para o povo do Nordeste. “Tenho a oportunidade de agradecer a confiança de ter montado uma equipe. São muitas entregas e, praticamente, toda semana, fazemos entrega. No ano de 2020, entregamos 92 obras. O presidente tem dado atenção especial ao nosso Nordeste. Estamos concluindo obra por obra. No estado de Alagoas e no de Sergipe, não vai ser diferente. Não vamos parar”.

Além do senador Collor, o evento contou com participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do deputado federal e líder da bancada alagoana, Marx Beltrão; e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho; dentre outras autoridades. Diferentemente da estrutura antiga que, além da linha férrea, possui apenas duas faixas de rolamento, a nova estrutura é composta por quatro faixas de rolamento, além dos acostamentos com 3 metros cada. Com investimento de R$ 126 milhões, a ponte conta com 860 metros de extensão e 24 de largura que conectam os trechos duplicados da BR-101/Nordeste.

As equipes do DNIT trabalharam dia e noite para concluir a execução do encabeçamento da ponte, um serviço de aterro feito nas cabeceiras da estrutura para nivelar a sua altura. CS/JB

Mais matérias
desta edição