Política
PROJETOS BOLSONARISTAS SEGUEM NA GAVETA
.
Enquanto a nova cúpula do Congresso Nacional abraça as prioridades do governo relativas à agenda econômica, as pautas conservadoras mais alinhadas ao presidente Jair Bolsonaro continuarão enfrentando resistência para avançar nas duas Casas.
Líderes partidários dão como certo que propostas relativas a armas, a proteção de militares que matarem em operações de GLO (garantia da lei e da ordem) e a outras de forte apelo à base bolsonarista devem permanecer na gaveta no primeiro semestre do ano –ou mesmo ao longo de todo 2021.
PALÁCIO
Dois dias depois da vitória de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) no Senado, ambos se encontraram com Bolsonaro – na disputa eleitoral, eles foram apoiados pelo Palácio do Planalto Lira e Pacheco saíram da visita com uma lista de 35 projetos prioritários para o governo e que estão em tramitação no Congresso. Para alguns, era a "fatura" pela ajuda aos dois parlamentares. "Tudo quanto está ali não é uma decisão exclusiva do Senado e nem uma decisão exclusiva da Câmara. Nós temos obediência, dever e obrigação mesmo com o colégio de líderes de submeter o pleito do governo em relação a vários temas. Alguns serão pautados, outros, não. Alguns serão aprovados, outros, não. Isso faz parte da democracia", disse Pacheco, no dia seguinte ao encontro.