Política
PROJETO PRIORIZA DEFICIENTES FÍSICOS NA VACINAÇÃO
.
No dia em que o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), João Ferreira Lima, morreu por complicações da Covid-19, a Assembleia Legislativa acelerou a aprovação do projeto de lei que estabelece prioridade, para a vacinação contra a doença, das pessoas com deficiência em todo o Estado. De autoria do deputado Léo Loureiro (PP), a matéria, apesar de receber o sinal verde do Parlamento, ainda depende de decisão governamental.
Se o Governo acatar a medida, caberá à Secretaria de Estado da Saúde promover a inclusão deste público e estabelecer as diretrizes para a operacionalização. Caberá ao Executivo, ainda, a regulamentação da lei, caso seja sancionada. Outro caminho é ser vetada pelo governador.
Durante a sessão dessa quinta-feira (15), os parlamentares lamentaram a morte de João Ferreira Lima, destacando o trabalho e o legado deixado pelo presidente da Adefal, que era pernambucano e, desde 1987, tinha adotado Maceió como a nova casa. A partir da chegada à capital alagoana, passou a se engajar na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, chegando a ocupar o cargo de vice-presidente da Organização Nacional de Entidades de Pessoas com Deficiência Física (ONEDEF).
Presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia, o deputado Léo Loureiro pediu a palavra, em plenário, para demonstrar a tristeza que sentia pela perda. Mesmo assim, ele comemora a aprovação do projeto. Em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros (MDB) também falou da importância da atuação da Adefal para as pessoas com deficiência.
O autor da proposta apresentou como justificativa, para que seja estabelecida a prioridade na vacinação, as condições de saúde e de mobilidade das pessoas com deficiência no Estado.
Na ordem do dia, constava a votação do projeto em primeiro turno. Como a morte do presidente da Adefal foi anunciada, Léo Loureiro contou com a sensibilidade dos colegas de Parlamento e apresentou requerimento e, numa sessão extraordinária, a matéria foi apreciada em segunda votação e, agora, segue para sanção do governador Renan Filho.