app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Política As praias e o calçadão da orla marítima também ficam liberados para uso aos finais de semana pela população

APÓS COBRANÇAS, GOVERNO FLEXIBILIZA HORÁRIOS DO COMÉRCIO

Mudança inclui reabertura de bares, restaurantes, shoppings e praias aos fins de semana; Fecomércio/AL prevê a retomada da economia

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 28/04/2021 - Matéria atualizada em 28/04/2021 às 04h00

Durante coletiva nesta terça-feira (27), o Governo de Alagoas anunciou a flexibilização do decreto de Distanciamento Social Controlado, mantendo, porém, todo o estado na Fase Vermelha. Após as constantes cobranças do setor produtivo, os estabelecimentos poderão funcionar durante todos os dias da semana, enquanto bares e restaurantes poderão reabrir aos fins de semana, mas com horário restrito. Além disso, as praias e o calçadão da orla marítima também ficam liberados para uso aos finais de semana. Conforme anunciado na coletiva, os estabelecimentos comerciais situados nas ruas poderão funcionar todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, até as 17h. Já as lojas localizadas em shoppings, poderão abrir até as 20h. Aos finais de semana, bares e restaurantes poderão abrir até as 16h. Além da liberação das praias, as academias também ficarão liberadas para funcionamento aos sábados. Marinas e equipamentos similares também estão autorizados a funcionar. A partir desse novo decreto, visitas e entrega de feiras aos reeducandos do sistema prisional alagoano poderão ser retomadas. Também fica liberado o funcionamento de espaços para a prática esportiva, como quadras e campos, desde que a ocupação máxima seja de 25 pessoas. As novas medidas, segundo o governo de Alagoas, foram baseadas na queda do número de casos ativos e novos de Covid-19, além da redução da taxa de transmissão e ocupação hospitalar em Alagoas. O novo decreto deve ser publicado até esta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Estado.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Alagoas está, nesta terça-feira, com 76% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19, sendo 81% na capital e 68% no interior do estado. Já em relação aos leitos clínicos, o estado tem hoje uma ocupação média de 42%, sendo 41% no interior e 42% em Maceió. Os números, apesar de continuarem altos, apresentam uma redução em relação a semanas anteriores. Sobre a vacinação, o governo do Estado apresentou que 698 mil doses do imunizante já chegaram a Alagoas. Desse total, 626.823 vacinas já foram aplicadas, sendo que 439.623 pessoas tomaram a 1ª dose, enquanto 187.200 já foram imunizadas com a 1ª e a 2ª dose.

Mais matérias
desta edição