app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política Com novo decreto, toque de recolher passa a valer a partir das 22h
Primeiro dia do toque de recolher registra baixo movimento nas ruas de Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

GOVERNO AMPLIA HORÁRIO DE BARES E RESTAURANTES E LIBERA CINEMAS

Shoppings também poderão ficar abertos mais tempo, mas setor de eventos continuará sem permissão de funcionamento

Por Hebert Borges | Edição do dia 12/05/2021 - Matéria atualizada em 12/05/2021 às 04h00

O governo de Alagoas anunciou, nesta terça-feira (11), novas flexibilizações do decreto que impõe regras de distanciamento social em Alagoas. Ainda assim, o Estado segue na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado. O novo decreto vale por 15 dias e tem vigência a partir desta quarta-feira (12), com exceção das salas de cinemas, parques e museus que começam a funcionar a partir desta sexta-feira (14). Entre as principais mudanças está a alteração do toque de recolher, que passa a começar a partir de 22h. Além disso, salas de cinemas, parques, museus e teatros e circos estão autorizados a reabrir com 30% da capacidade. Já bares, restaurantes, shoppings e lojas de rua passam a funcionar até 21h todos os dias da semana.

Mesmo com tantas flexibilizações, o governo não retrocedeu em relação ao setor de eventos, que continua sem autorização para funcionar. Trabalhadores deste segmento realizaram atos esta semana cobrando sensibilidade do governo em relação a proibição de suas atividades, eles argumentam que podem cumprir protocolos de segurança que garantiriam o retorno seguro, mas o governo nada mudou. Pelo contrário, durante a coletiva de imprensa o governo chegou a dizer que esta não é a hora de aglomerar.

Durante entrevista coletiva, o governo do Estado revelou que considerou aumentar o percentual de capacidade de templos religiosos e academias, que passariam dos atuais 30% para 50%, mas decidiu manter o que está em vigor. Até essa terça-feira (11) vigorou em Alagoas um decreto que estabelecia toque de recolher das 21h às 5h. O funcionamento de estabelecimentos comerciais – incluindo bares, restaurantes e shopping centers - estava autorizado, inclusive aos fins de semana, mas com horários restritos ate 20h de segunda à sexta e às 16h nos fins de semana. Lojas do Centro e lojas de rua abriam até as 17h, e shoppings centers funcionavam até as 20h. O uso do calçadão à beira-mar e da orla lagunar, bem como, o acesso a praias, rios e lagoas continua permitido. Marinas e equipamentos similares também podem funcionar. Já as academias de ginástica têm permissão para abrir até aos sábados, mas com limitação de 30% de usuários. Espaços para prática esportiva coletiva com até 25 pessoas estão autorizados, mas sem a presença de público.

Mais matérias
desta edição