app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política Presidente Bolsonaro vem hoje a Alagoas entregar obras feitas com recursos federais

BOLSONARO CHEGA A AL PARA FORTALECER SUA BASE E ENTREGAR OBRAS

Acompanhado de três ministros, presidente cumprirá vasta agenda em Maceió e no município de São José da Tapera

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 13/05/2021 - Matéria atualizada em 13/05/2021 às 04h00

A primeira visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Alagoas será a oportunidade que seus seguidores e simpatizantes esperavam para vê-lo de perto e, principalmente, saber os investimentos do governo federal. O presidente vai inicialmente inaugurar 500 moradias no Conjunto Habitacional Bernardo Oiticica I, no Benedito Bentes, ao lado dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, do Meio Ambiente, Ricardo Sales, do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do prefeito João Henrique Caldas (PSB), que depois o levará até o viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-104. O prefeito JHC, que é contemporâneo de Bolsonaro na Câmara, mobilizou seu secretariado e os 25 vereadores. O presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB), confirmou presença assim como a maioria dos integrantes da casa, em especial da base aliada. Em suas redes sociais, o gestor da capital já havia anunciado a vinda do presidente com uma semana de antecedência quando também falou à CNN. O senador Fernando Collor (Pros) foi convidado pelo presidente e virá junto com a comitiva presidencial direto de Brasília. A expectativa de desembarque, em Maceió, é por volta das 8h30 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. O presidente será recebido por apoiadores e simpatizantes de sua gestão que começaram uma grande mobilização pelas redes sociais. Tudo indica que depois seguirá em carreata para a agenda na capital. Segundo o vereador Leonardo Dias (PSD), que ajudou a montar a programação e trabalha em sua organização desde o início da semana, o presidente terá a oportunidade de sentir de perto o carinho do povo alagoano, já que, durante a campanha, por causa do atentado à faca que sofreu, não pôde visitar o Estado. Conforme explicou, como vem sendo muito criticado na mídia e quase sempre as pessoas não têm a oportunidade de ver o trabalho efetivo do governo federal, sua presença ajudará a desmistificar qualquer dúvida sobre sua atuação. “O presidente será recebido com uma grande recepção, pois Maceió, proporcionalmente, na região, foi a cidade que lhe deu mais votos. Ele tem muitos apoiadores aqui, e isso será visto lá com pessoas daqui e do interior que também estão se mobilizando. A expectativa é grande para que tenha a maior recepção do Brasil, já que onde tem ido o povo o recebe com entusiasmo”, disse Dias. “Outra questão importante é que o presidente mostrará que o seu governo é o que mais entrega. E entrega muito, diga-se de passagem. Basta lembrar que essas moradias num total de 500 no Benedito Bentes é parte de outras 5 mil a serem entregues, incluindo aí as 1.700 do Vale Mundaú na orla lagunar”.


Presidente Bolsonaro vem hoje a Alagoas entregar obras feitas com recursos federais
Presidente Bolsonaro vem hoje a Alagoas entregar obras feitas com recursos federais - Foto: Agência Brasil
 

O deputado Cabo Bebeto (PTC) ressaltou que a entrega das moradias ocorre num momento crítico da cidade por causa do desastre ambiental da Braskem. “Temos um deficit habitacional grande e isso vai dar um conforto aos moradores”, disse Bebeto. Sobre as demais obras, mesmo assinada em outros governos, ele está mostrando “competência” para concluí-las, já que tem responsabilidade com o dinheiro público. “Botou a obra para correr e entregar ao povo alagoano”, destacou o parlamentar.


POLÍTICO

No campo político, a principal ausência será do governador Renan Filho (MDB), que, mesmo tendo sido convidado pelo cerimonial da Presidência, não confirmou presença. Conforme apurou a Gazeta, ele considera que a obra que será entregue por Bolsonaro já foi inaugurada por sua gestão, que contribuiu com 30% da contrapartida dos R$ 77 milhões do total da obra. Trata-se do viaduto da PRF, que foi entregue mesmo antes de ser totalmente concluído para servir de marca da gestão. A outra obra que também será visitada pelo presidente e que poderia servir para encaixar Renan na programação é o trecho do Canal do Sertão, em São José da Tapera. A obra conta com investimentos bipartite, sendo o maior volume do governo federal, mas também com contrapartida estadual. O problema, porém, é que politicamente o presidente Bolsonaro está em plena rota de colisão com o pai do governador, o senador Renan Calheiros (MDB). Na semana passada, durante uma live, para atingir Calheiros, que é relator da CPI da Covid, bateu em Renan Filho sugerindo que teria desviado dinheiro da saúde destinado ao combate do coronavírus. Antes de deixar a capital alagoana, o presidente fará um sobrevoo na área atingida pela extração de sal-gema e que afetou os bairros do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro e Mutange.

Mais matérias
desta edição