app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política Davi Maia disse já ter encaminhado a denúncia à CPI da Covid

ESTADO TERIA USADO DINHEIRO DA DÍVIDA PARA PAGAR RESPIRADORES

Segundo deputado, governo de Alagoas enganou a Controladoria Geral da União

Por thiago gomes | Edição do dia 13/05/2021 - Matéria atualizada em 13/05/2021 às 04h00

O deputado Davi Maia (DEM) acusou o governo do Estado de utilizar o dinheiro retido da suspensão da dívida ativa de Alagoas com a União para comprar os respiradores que nunca chegaram, por meio do Consórcio Nordeste. Ele informou que as provas que obteve para fundamentar esta denúncia estão contidas no arcabouço enviado à CPI da Covid, no Senado. Em discurso, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa ontem, o parlamentar rebateu a informação de que o valor usado pela Secretaria de Estado da Saúde para a aquisição dos ventiladores mecânicos foi retirado do Tesouro Estadual. Uma matéria citada pelo deputado Silvio Camelo (PV), publicada no Jornal O Globo, ontem, informa que a Controladoria Geral da União enviou ofício aos senadores integrantes da CPI dando conta de que os recursos para compra dos aparelhos eram do Estado. No entanto, Maia diz que tem como provar que a CGU foi enganada pelo governo estadual. “A CGU chegou a esta conclusão, porque, infelizmente, só analisou as transferências bancárias. Realmente, estes recursos saíram das contas do Estado, mas não pertenciam ao Tesouro Estadual”, afirmou. Ele completou que o dinheiro consta na prestação de contas do Supremo Tribunal Federa. O ministro Alexandre de Moraes determinou que, durante a pandemia, Alagoas suspendesse o pagamento da dívida e utilizasse o dinheiro para combate à Covid-19. “Estes recursos eram direta ou indiretamente do governo Federal. Minha equipe analisou toda a papelada da prestação de contas da dívida do Estado e encontrou o valor referente à compra dos respiradores”, revelou.

Durante a fala, Davi Maia reafirmou que Alagoas utilizou dinheiro referente ao pagamento da dívida ativa com a União para pagar a compra dos respiradores. “Por esta atitude, o governo do Estado terá que responder. O Ministério Público de Contas já abriu investigação e pensa diferente da CGU”, destacou.

O deputado esteve em Brasília, na semana passada, onde entregou documentos contendo, segundo ele, provas de irregularidades cometidas pelo governo de Alagoas na aquisição dos respiradores. O senador Eduardo Girão (PODE/CE) apresentou requerimento à CPI para que Maia seja ouvido.

Mais matérias
desta edição