Política
LÍDERES COMUNITÁRIOS DESTACAM DIÁLOGO ENTRE PREFEITURA E MORADORES
Em dois meses foram atendidas 58 solicitações da população por meio de ações em bairros


A Prefeitura de Maceió atendeu 58 solicitações diretas feitas por maceioenses da parte alta e baixa da capital alagoana. O número compreende o período dos últimos dois meses (março e abril). Resultado do trabalho encampado pela Secretaria Municipal de Governo junto às lideranças comunitárias.
Esta proximidade mudou a vida dos moradores do bairro de Ouro Preto, que há 2 anos pleiteavam a realocação dos postes de iluminação pública que traziam risco para população já que algumas dessas instalações ficam praticamente dentro das moradias. “Desde 2019, que a comunidade vinha pedindo a SIMA para fazer a substituição dos postes, principalmente daqueles que ficavam dentro das residências. Agora, nós conseguimos essa remoção, além da implantação de uma nova iluminação de LED que deve chegar nos próximos dias”, destacou o líder comunitário e comerciante, Luiz Carlos. Além da realocação dos postes de iluminação, o Ouro Preto ganhou a construção de uma Creche Escola, cujas obras foram iniciadas em fevereiro deste ano e a instalação de quebra-molas. “A nossa expectativa é com a assinatura de uma ordem de serviço, prevista para junho, para a construção de uma praça central no bairro, o que nos dará um espaço de lazer para toda comunidade, principalmente as crianças”, completou o líder do Ouro Preto.
Para o secretário municipal de Governo, Francisco Sales, o Município vem buscando diminuir o tempo de resposta com a população fazendo a distribuição dos pedidos protocolados, principalmente para os serviços com maior urgência como as limpezas dos locais públicos e iluminação.
“Todas as equipes continuam empenhadas nas ruas realizando os serviços programados e aqueles que são solicitados pelos moradores. Nossa maior proposta é estreitar esse contato e a população ter o conhecimento que todo o dinheiro pago em impostos municipais vem sendo revertidos em pequenas e grandes ações. Estamos transformando esses pedidos em ações, ações em projetos, onde nos próximos meses serão sentidos de forma muito positiva por todos”, salientou Francisco Sales. Outra localidade beneficiada com a intervenção da Prefeitura de Maceió foi o bairro do Poço. Na comunidade, os moradores faziam alguns serviços de obrigação do poder público por não obter respostas às solicitações.
“Desde o início da gestão JHC, os atendimentos vêm acontecendo de forma mais ágil, na gestão passada ligávamos para diversos órgãos públicos, como a SUDES, sem um retorno para complementação dos serviços, os próprios moradores faziam a poda de árvores e até mesmo a limpeza dos canteiros, meio fio e ruas no entorno da praça”, relatou o Carlos Roberto Nunes, integrante da Comissão de moradores.
Carlos Roberto destaca que a comunidade percebeu a diferença do diálogo e atenção dos órgãos municipais quanto aos pedidos, o que vem possibilitando, inclusive, um maior engajamento dos moradores na Associação Comunitária. Segundo ele, com a visita do secretário de Governo no bairro foi possível mostrar as reais necessidades e projetar algumas ações futuras como a revitalização da Praça da Maravilha, tornando o local como referência na prática de esporte e lazer.