loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 31/08/2025 | Ano | Nº 6044
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Política

Política

28 ESTABELECIMENTOS SÃO NOTIFICADOS POR DESCUMPRIREM DECRETO EM MACEIÓ

Ações ocorreram nos quatro primeiros meses do ano em lojas, bares e restaurantes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem 28 ESTABELECIMENTOS SÃO NOTIFICADOS POR DESCUMPRIREM DECRETO EM MACEIÓ
-

Com o novo pico da pandemia em Alagoas, as ações de fiscalização vão ficar mais rígida, principalmente em Maceió, que tem um número elevado de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), da Guarda Municipal, além da Polícia Militar (PM) são responsáveis por fiscalizar o cumprimento das regras que estão impostas tanto pelo governo do Estado, quanto pela Prefeitura de Maceió. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 28 estabelecimentos comerciais foram notificados por descumprirem algum item relacionado ao decreto. Oito deles são reincidentes e outros três bares foram lacrados no período, sendo liberados posteriormente após regularização. A Semscs afirma que realiza fiscalizações semanalmente com blitz por toda a cidade, além da demanda recebida por meio de denúncias. Dentre as maiores irregularidades atestadas pelas equipes está o uso excessivo de mesas e cadeiras em bares e restaurantes da capital. Mas os fiscais também estão atentos ao distanciamento social, o uso de máscara e as medidas de segurança que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos, sob pena de multa a interdição deste locais.

Essa fiscalização tende a ficar ainda mais rigorosa visto que o número de casos e internações tem aumentado em todo o estado. Nessa sexta-feira (28), o boletim de ocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontava para uma ocupação de 87% nos leitos de UTI da capital e 90% no interior. A taxa geral de ocupação é de 88%.

Devido a esse aumento, o governo do estado adotou medidas que restringem o funcionamento de bares e restaurantes, do comércio e shoppings aos finais de semana. Até o próximo dia 10 de junho, está proibido o acesso a praias, marinas, rios e lagoas; o funcionamento vedado a academias durante feriados e fins de semana; o fechamento de cinemas, teatros, museus e parques temáticos e a restrição para circulação de pessoas no horário entre 21h e 05h em todo o estado estão entre as novas determinações estabelecidas pelo decreto. Além das mudanças nos horários das lojas do comércio, shoppings e galerias.

MÚSICA AO VIVO

Uma ação ocorre neste final de semana em estabelecimentos da parte alta e baixa da capital, com foco nos locais que oferecem o serviço de música ao vivo que, a partir de agora, deve funcionar até às 20h. “Esses locais que oferecem música ao vivo, a gente detecta como o maior fator que acaba ensejando o descumprimento das medidas sanitárias, por isso, a gente vem clamando pelo apoio da classe dos músicos para que estes façam o controle de público juntamente com os proprietários dos estabelecimentos. As pessoas não ficam em pé, dançando, sem máscaras, aglomeradas, se o músico parar de cantar naquele momento. Então, é fundamental que os músicos auxiliem a fiscalização neste momento para que a gente consiga fazer o controle”, afirma o titular da Semscs, Thiago Prado. Segundo ele, a fase de orientação para os empresários já se encerrou. Agora é momento de ter consciência e seguir todos os protocolos. “Estamos em operação constantes de fiscalização e controle ao Covid. Uma força tarefa da fiscalização de postura da Semscs, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Já passamos da fase de orientação e educação dos empresários do ramo de restaurantes e bares e seguiremos esta semana com ações à noite com o intuito de coibir aglomerações e descumprimentos dos protocolos sanitários, podendo ser expedidas notificações e, até mesmo, interdição, a depender da infração cometida”, finalizou.

Relacionadas