loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 30/08/2025 | Ano | Nº 6044
Maceió, AL
20° Tempo
Home > Política

Política

COMANDO REVELA ESTRATÉGIA PARA SUPERAR DIFICULDADES

Corporação garante que todas as viaturas se encontram em operação e tem projeto para expandir atuação no interior do Estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem COMANDO REVELA ESTRATÉGIA PARA SUPERAR DIFICULDADES
-

Até março passado, a corporação estava com dificuldades e precisava de, estimativamente, R$ 2 milhões para manutenção de equipamentos, da frota sobretudo dos caminhões autobomba, como mostrou a Gazeta, em reportagem especial no dia 6 de março. Naquela ocasião tinha até um veículo comprado para atuar em casos de produtos perigosos, fruto de convênio entre os governos federal e estadual na ordem de R$ 300 mil, que estava parado no pátio do quartel general por conta de entraves burocráticos do Estado. Hoje, o quadro teria mudado. Segundo o comando-geral do Corpo de Bombeiros, as viaturas estão em pleno funcionamento. Citou inclusive a atuação na última ocorrência de um incêndio de grande porte na feira do Tabuleiro (18 de maio de 2021). “A ABE reserva está em avançado processo de manutenção”, assegurou o coronel André Alessandro via assessoria de Comunicação. Atualmente o Comando Operacional da Região Metropolitana possui 02 ABTs (autobomba-tanque), 2 ATs (autotanque), 2 ABSs (autobomba e salvamento), 1 Viatura de Salvamento Terrestre, 01 ACA (Autocomando de área), 02 ASs (autossalvamento) para o Salvamento Aquático, 1 AS para a atividade de Mergulho, 1 ASC (autossalvamento com cães), 2 ABEs (autobomba escada); e 3 ARs (autorresgate) e 1 AR voltada à atividade de salvamento aquático. O Comando Operacional do Interior possui dez viaturas de combate a incêndios e salvamento, sete viaturas para o atendimento pré-hospitalar, quatro viaturas para patrulhamento em praias e salvamento terrestre.

O CBMAL possui também um helicóptero e dois aviões que atendem todo o Estado, totalizando 42 viaturas. “Isso se deve aos grandes investimentos feitos nos últimos anos”, disse o comandante ao destacar a renovação da frota e possibilitando a expansão da corporação.

O coronel André garantiu que “todas as demandas que chegaram através do [telefone] 193 foram atendidas pelo CBMAL. Estamos trabalhando para diminuir o tempo resposta de cada ocorrência”. Ao ser questionada a respeito do que falta de viaturas, respondeu que “estamos priorizando as viaturas a serem empregadas no projeto de expansão nos próximos dois anos. O CBMAL possui um projeto de expansão, que visa ampliar nossa participação no interior do Estado, diminuindo assim o tempo resposta das ocorrências que já atendemos. Isso não significa dizer que, no momento, e até lá, não tenhamos condição de atender a sociedade alagoana”, frisou. Sobre o baixo efetivo, o coronel André garantiu que os alagoanos são atendidos através das unidades nos municípios de Maceió, Arapiraca, Penedo, Maragogi, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Joaquim Gomes e Piranhas. “O modelo de expansão do CBMAL otimiza o emprego do efetivo que permite uma maior capilaridade na prestação dos serviços, diminuindo assim o tempo resposta de nossas ocorrências, inclusive com o emprego de aeronaves”. Confirmou mais um concurso público para 170 soldados e oficiais, com as inscrições abertas.

Relacionadas