app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política Ex-secretário Ricardo Santa Ritta também deixa de pertencer ao quadro de filiados do PDT

APÓS COMENTÁRIO NO TWITTER SOBRE SUÁSTICA, SECRETÁRIO É EXONERADO DO CARGO

PDT também decide por expulsão de Ricardo Santa Ritta ao tomar conhecimento de polêmica em rede social

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 19/06/2021 - Matéria atualizada em 19/06/2021 às 04h00

/Ex-secretário Ricardo Santa Ritta também deixa de pertencer ao quadro de filiados do PDT
/Ele foi ao Twitter comentar o fato de um jovem expulso de shopping por causa de suástica

O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ex-ministro Carlos Lupi, anunciou na sexta-feira (18), por meio de sua conta no Twitter, que o agora ex-secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, será expulso do partido, após polêmica envolvendo o uso da suástica [símbolo nazista]. Santa Ritta foi exonerado do cargo que exercia no Executivo Municipal.

Em nota oficial publicada momentos após o anúncio feito por Lupi, o partido considerou incoerente manter Ricardo Santa Ritta entre os seus filiados, diante de uma postura que não condiz com os princípios partidários da legenda. “Tomamos conhecimento das críticas feitas pelo, até então, secretário, à Lei Federal 7.716 de 1989 (Crime de Divulgação do Nazismo) em suas redes sociais. E, considerando a construção histórica do partido, fica incoerente manter a sua filiação. Por isso, Ricardo Santa Ritta será afastado preventivamente”, diz trecho do comunicado emitido pelo partido. “Estamos em 2021 e não podemos permitir ou compactuar com qualquer ser que reivindique o direito de expressar seu apoio ao nazismo, principalmente, um gestor público”, completa a nota, assinada pelo presidente estadual do PDT, Jurandir Boia, após reunião da executiva.

ENTENDA O CASO

Ricardo Santa Ritta foi ao Twitter, na noite de quinta-feira (18), comentar o fato de um jovem ter sido expulso de um shopping de Caruaru-PE por estar usando uma suástica no braço. Na ocasião, o então gestor disse que não sabia que tratava-se de um crime no Brasil fazer uso de tal símbolo e que achou que “a liberdade de expressão permitisse”. A postagem repercutiu rapidamente nas redes sociais e o assuntou tornou-se um dos mais falados do Twitter. Nesta manhã, a Prefeitura de Maceió comunicou o desligamento dele do cargo de secretário.

Mais matérias
desta edição