loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 29/08/2025 | Ano | Nº 6043
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Política

Política

ADMINISTRADORA DE ATERRO É DENUNCIADA POR CRIMES AMBIENTAIS

Segundo vereador, empresa não dá o tratamento necessário ao chorume do antigo lixão de Maceió

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Análises feitas provam que o volume de chorume transportado e lançado no mar é 323,6% maior que o permitido
Análises feitas provam que o volume de chorume transportado e lançado no mar é 323,6% maior que o permitido -

Uma década depois de desativado, o antigo lixão de Maceió, no bairro de Cruz das Almas continua sendo uma ameaça ao meio ambiente da região. Foi o que denunciou o delegado e vereador Fábio Costa (PSB), em pronunciamento na sessão ordinária virtual desta terça-feira. Conforme contrato, a V2 Ambiental recebe do município desde gestões anteriores para recuperar a área, mas tem negligenciado essa atividade, mesmo com um contrato de R$ 6,5 milhões para recuperação. A lagoa de chorume existente no local já foi denunciada como responsável por um vazamento que rendeu uma multa de R$ 100 mil pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). “As piscinas de chorume que esborravam com frequência levam esse líquido altamente poluente para as nossas praias. Realizamos a fiscalização junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e o IMA, que acarretou numa multa para a empresa, não sendo a primeira vez que isso aconteceu desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta Judicial, mostrando o total desinteresse dos responsáveis em recuperar a área”, disse ele. Segundo o parlamentar, o problema é grave e afeta uma das áreas mais promissoras comercialmente da capital. Quanto aos prejuízos ambientais já confirmados, eles só não são mais graves com o fato da empresa continuar operando numa espécie de “herança maldita” dos ex-prefeitos da capital. Além da ter revelado os fatos na sessão virtual, ele reuniu documentos e irá entregar diretamente ao prefeito João Henrique Caldas e sua equipe para que as providências sejam adotadas. A V2 é a mesma que administra o aterro sanitário no Benedito Bentes. Só que no mesmo contrato de administração estava prevista a recuperação da antiga área. Sem isso, tanto a orla quanto a mata existente no entorno têm sido duramente afetadas. Análises feitas por dois meses seguidos - 1º de abril e 9 de junho passado - provou que o volume de chorume transportado e lançado no mar é 323,6% maior do que permite o contrato. Originalmente deveria ser 5.500 metros cúbicos porém foram 23.300,37 milhões de litros levados para o emissário e lançado no mar.

“O que se observa é que a gestão atual recebeu uma herança sem precedentes. Uma bomba relógio prestes a explodir nos cofres públicos e consequentemente no bolso do contribuinte. O que se pode observar é que a Prefeitura fez um investimento milionário para a desativação e recuperação do lixão e instalação do aterro sanitário, que agora é um problema em dose dupla. Uma verdadeira ingerência na administração da concessão”, completou Costa.

EVENTOS

Durante a votação, os vereadores aprovaram um projeto do vereador Leonardo Dias (PSD) que prevê a contratação de 50% dos artistas alagoanos para os eventos municipais. A proposta foi discutida e votada em 1° e 2° discussão após pedido verbal do autor, para que a 2° votação ocorresse em sessão extraordinária em seguida. “Os artistas alagoanos sofreram muito durante a pandemia com a ausência de eventos e a dificuldade de trabalhar. Com esse projeto estaremos ajudando a classe e fazendo com que o dinheiro circulo dentro da própria economia local. Além disso, iremos ajudar ainda mais na profissionalização deles”, defendeu o vereador Leonardo Dias O plenário também aprovou a proposta da vereadora Teca Nelma (PSDB) para que o município priorize a vacinação para grávidas e puérperas contra a Covid-19.

Relacionadas